Páginas

domingo, 1 de junho de 2014

Fungos Interessantes - parte 2


Fungo enrugado - Rhodotus palmatus

Autor da imagem: Dan Molter - Mushroom Observer - wikipédia commons

É um gênero monotípico e consiste na única espécie de cogumelo Rhodotus palmatus, conhecido no vernáculo como o Rhodotus saldada, o veincap rosado ou pêssego amassado. Esta espécie tem uma distribuição incomum circumboreal, e tenha sido cobrado no leste da América do Norte, norte da África, Europa e Ásia; declínio populações da Europa levaram a sua aparição em mais da metade das Listas Vermelhas fúngicas europeus de espécies ameaçadas. Normalmente encontrada crescendo sobre os tocos e toras de madeiras podres, espécimes maduros podem geralmente ser identificados pela cor rosada ea superfície enrugada e veado distintivo de seus tampões de borracha; variações na cor e quantidade de luz recebida, durante o desenvolvimento da ligação às variações no tamanho, forma e cor da tampa de corpos de fruto.



Geastrum saccatum

Autor da imagem:  Amanita77 - Wikipédia commons
 
Saccatum Geastrum, vulgarmente conhecido como o earthstar arredondado,  é uma espécie de cogumelo pertencente ao gênero Geastrum. É encontrado na América do Norte e Europa e é encontrada crescendo em madeira podre. É considerado não comestível por mushroomers devido ao seu sabor amargo. É um cogumelo comum, mas as coleções estão em seu pico durante o final do verão. A abertura da camada externa do corpo de frutificação em forma característica estrela é pensado ser devido a uma acumulação de cristais de oxalato de cálcio, imediatamente antes da deiscência. G. saccatum distingue-se dos outros earthstars pelo sulco circular distinta ou depressão em torno da poro central. No Brasil, seu nome comum traduz a "estrela da terra".
 

Fungo Coral - Clavulinopsis corallinorosacea

Autor da imagem: JJ Harrison- wikipédia commons

O Clavariaceae são uma família de fungos da ordem Agaricales de cogumelos. A família contém sete gêneros e 120 espécies .Coletivamente, eles são comumente conhecidos como coral fungos devido à sua semelhança com coral aquático, embora outros nomes vernáculos incluindo fungos chifre , fungos , mofo dedo verme , e cogumelo espaguete são por vezes usados ​​para razões semelhantes .Inicialmente todos os classificados no gênero Clavaria , eles foram divididos mais tarde para fora em muitos gêneros , incluindo Clavicorona , Clavulina , Clavulinopsis , Macrotyphula , Ramaria e Ramariopsis .

Fungos Coral pode ser semelhante em aparência a fungos geléia . Elas são muitas vezes coloridas , em sua maioria laranjas , amarelos ou vermelhos, e geralmente crescem em florestas maduras mais velhas. Alguns fungos corais são saprotrophic em madeira em decomposição , enquanto outros são comensais ou mesmo parasitas .


Amanita muscaria

 Autor da imagem: Onderwijsgek - Wikipédia commons

 
O Amanita muscaria, conhecido como agário-das-moscas ou mata-moscas é um fungo basidiomiceto natural de regiões com clima boreal ou temperado do hemisfério norte. Possui propriedades psicoativas e alucinógenas em humanos. Segundo o psiquiatra Alfredo Cataldo Neto a literatura especializada aponta principalmente a presença de três componentes ativos, o ácido ibotênico, muscimol e a bufotenina. Este autor ainda aponta que os efeitos do uso deste fungo tem início cerca de 15 minutos após sua ingestão, quando o usuário pode apresentar vertigem, confusão mental, náusea e secura na boca. Este desconforto aos poucos vai dando lugar a um sono leve, no qual a pessoa experimenta visões e imagens oníricas. O pesquisador Robert Gordon Wasson sugeriu que o cogumelo está associado ao Soma, bebida sagrada dos Vedas, nos mais antigos textos religiosos. A bebida é citada nos hinos do Rigveda, que foi escrito por volta de 1700 a.C. – 1100 a.C., durante o período védico em Punjabe - e havia a presença de tais cogumelos, consumidos pelos xamãs da região. Wasson é o primeiro pesquisador a propor que a forma de intoxicação Védica era de natureza enteogênica. 

Gigantea Calvatia

Autor da imagem: Tocekas - Wikipédia commons




Gigantea Calvatia, vulgarmente conhecido como o puffball gigante, é um cogumelo puffball comumente encontrados em prados, campos e florestas caducifólias mundial geralmente no Verão e no Outono. É comum em toda a Europa e América do Norte.

A maioria dos puffballs gigantes crescer para ser de 10 a 70 centímetros de diâmetro, embora, ocasionalmente, alguns podem chegar a diâmetros de até 150 centímetros e pesos de 20 kg. O interior do puffballs maduro gigante é castanho esverdeado, enquanto que o interior de puffballs imaturos é branco. Os grandes cogumelos brancos são comestíveis quando jovens.

O corpo de frutificação do cogumelo puffball irá desenvolver durante o período de algumas semanas e logo começam a se decompor e apodrecer, altura em que é perigoso comer. Diferentemente da maioria dos cogumelos, todos os esporos do puffball gigante são criados no interior do corpo de frutificação; grandes espécimes podem facilmente conter vários trilhões de esporos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário