domingo, 4 de maio de 2014

Os meteoritos


Autor da imagem: Steve Jurvetson, Wikipédia comuns.
Um meteorito cortado.

Meteoritos

 

Meteorito é a denominação dada quando um meteoroide, formado por fragmentos de asteroides, cometas ou ainda restos de planetas. Meteoritos possuem tamanhos diversos, podendo variar de milímetros à quilômetros de diâmetro. Alcança a superfície da terra, e são classificados em aerólito (rochoso), siderito (composto de metais) e siderólito (misto metálico e rochoso).

Meteoros ou estrelas cadentes são consumidos ao entrar na atmosfera completamente, agora os meteoritos por sua vez não são consumidos, mesmo com alta temperatura devido ao atrito com a atmosfera.

Composição dos meteoritos

Os meteoritos classificados como sideritos, que são metálicos são constituídos por ferro (aproximadamente 85%) e níquel (aproximadamente 14%) e outros elementos em menor proporção.

Os meteoritos siderólitos, metálicos-rochosos, são uma mistura de liga de ferro-níquel (aproximadamente 50%) e outros minerais diversos.

Existem um outro tipo de meteoritos especiais, os carbonáceos, que podem ter participação principal na origem da vida na Terra, por possuir compostos carbônicos complexos.

Corte de uma secção de um meteorito metálico:
Autor da imagem: Doug Bowman, Wikipédia comuns.
 
 

O Maior meteorito encontrado

Autor da imagem Damien du Toit, Wikipédia comuns.
Hoba West
 
O maior encontrado é o denominado Hoba West, que foi encontrado próximo de Grootfonteín, na Namíbia tem 2,7 m de comprimento por 2,4 m de largura e massa estimada em 59 toneladas.  Em exibição o maior é o Cabo York que tem massa de 30 toneladas, foi encontrado perto da região que possui o seu nome, na Groenlândia em 1897.

Autor da imagem: Jorge Andrade, Wikipédia comuns.
Bendegó
 
No Brasil temos o meteorito chamado de Pedra de Bendegó, encontrada na Bahia em 1784, que tem uma massa de 5 toneladas, é um aerólito. Dimensões deste meteorito: 2,2 m x1,45 m x0,58 m. Está em exposição no Museu Nacional, no Rio de Janeiro desde o ano de 1888.

Nenhum comentário:

Postar um comentário