Moinho da maré - século 7 d.C.
Um moinho de maré é um tipo diferente de moinho de que utiliza a água para impulsionar as pás, tendo base na ascensão e queda das marés. Uma barragem com uma eclusa é criado através de uma entrada de maré adequada, ou uma seção do estuário do rio é feita em um reservatório. Quando a maré sobe, ela entra na lagoa do moinho através de um portão de maneira, e este portão fecha automaticamente quando a maré começa a cair, enfim um sistema automatizado com os recursos que os criadores tinham. Quando a maré está baixa o suficiente, a água armazenada pode ser liberada para virar uma roda d'água. O moinho de maré mais antigo escavado, que data do ano 787 d.C.
A ampulheta - século 9 d.C.
Desde a ampulheta foi um dos poucos métodos confiáveis de medir o tempo no mar, tem-se especulado que ela estava em uso , tanto para trás como o século 11, onde teria complementado a bússola magnética como uma ajuda à navegação . No entanto, não é, até o século 14 que a evidência de sua existência foi encontrada , aparecendo em uma pintura de Ambrogio Lorenzetti 1328. Os primeiros registros escritos vêm do mesmo período e aparecem em listas de navios lojas. A partir do século 15 em diante, eles estavam sendo usados em uma ampla gama de aplicações no mar , na igreja, na indústria e na culinária. Eles foram a primeira medida confiável , reutilizável e razoavelmente precisa de tempo. Durante a viagem de Fernão de Magalhães ao redor do globo , seus vasos mantidos 18 ampulhetas por navio. Foi o trabalho de página de um navio a virar as ampulhetas e, assim, fornecer os horários de log do navio. Meio-dia é o tempo de referência para a navegação, que não dependem do vidro, como o sol estaria em seu apogeu.
Forno Automatizado - século 12 d.C.
Os altos-fornos mais antigos conhecidos no Ocidente foram construídas em Dürstel na Suíça , o Märkische Sauerland na Alemanha e na Suécia em Lapphyttan onde o complexo foi ativa entre 1150 e 1350. No Noraskog no município sueco de Järnboås lá também foram encontrados vestígios de altos-fornos datados ainda mais cedo , possivelmente em torno de 1100. Conhecimento de certos avanços tecnológicos foi transmitida como resultado do Capítulo Geral dos monges cistercienses , incluindo o alto-forno, como os cistercienses são conhecidos por terem sido metalúrgicos qualificados. De acordo com Jean Gimpel , o seu alto nível de tecnologia industrial facilitou a difusão de novas técnicas : "Todo mosteiro tinha uma fábrica modelo , muitas vezes tão grande quanto a igreja e apenas alguns metros de distância, e hidráulica levou as máquinas das diversas indústrias localizadas em sua chão. " depósitos de minério de ferro foram muitas vezes doados para os monges , juntamente com forjas para extrair o ferro, e dentro de excedentes de tempo foram sendo oferecido para venda. Os Cistercienses tornaram-se os principais produtores de ferro em Champagne , na França, a partir de meados do século 13 para o século 17, também utilizando a escória rica em fosfato de seus fornos como fertilizante agrícola .
Óculos - século 13
Em 1268 Roger Bacon feito o mais cedo comentário gravado no uso de lentes para fins ópticos, mas lentes de aumento inseridas em quadros foram usados para a leitura, tanto na Europa e na China, neste momento, e é uma questão de controvérsia se o Ocidente aprendeu com o Leste ou vice-versa. Em óculos Europa apareceu pela primeira vez na Itália, a sua introdução está sendo atribuído a Alessandro di Spina de Florença. O primeiro retrato para mostrar óculos é a de Hugh de Provence por Tommaso da Modena, pintado em 1352. Em 1480 Domenico Ghirlandaio pintado St. Jerome em uma mesa da qual pendia óculos; como resultado, São Jerônimo se tornou o santo padroeiro da guilda 'O espetáculo decisores. Os primeiros óculos tinham lentes convexas para ajudar hipermetropia. Uma lente côncava para correção de miopia ou miopia, é evidente pela primeira vez no retrato do Papa Leão X pintado por Raphael em 1517.
O Relógio Mecânico - século 13
A origem do relógio escape totalmente mecânica é desconhecida; o primeiro desses dispositivos pode ter sido inventada e utilizada nos mosteiros de pedágio um sino que chamou os monges às orações. Os primeiros relógios mecânicos para os quais existem referências claras foram, máquinas-driven peso grandes instalados em torres e hoje conhecido como relógios de torre. Estes dispositivos iniciais atingiu apenas as horas e não têm as mãos ou um dial. O mais antigo relógio de sobreviver na Inglaterra é que a Catedral de Salisbury, que data de 1386. Um relógio erguido em Rouen, na França, em 1389 ainda existe (foto acima), e um construído para Catedral de Wells, na Inglaterra é preservada no Museu da Ciência em Londres.
Roda de fiar século 13
Quarentena - século 14 dC
No século 14 o crescimento do comércio marítimo e o reconhecimento de que praga foi introduzida por navios que retornam do Levante levou à adoção de quarentena em Veneza. Foi decretado que os navios estavam a ser isolado por um período limitado para permitir a manifestação da doença e para dissipar a infecção trazida por pessoas e bens. Originalmente, o período foi de 30 dias, a trentina, mas isso foi mais tarde estendido para 40 dias Quarantina. A escolha deste período é dito ser baseado no período em que Cristo e Moisés passou em isolamento no deserto. Em 1423 Veneza estabeleceu sua primeira lazaretto, ou estação de quarentena, em uma ilha perto da cidade. O sistema de Veneza tornou-se o modelo para outros países europeus e de base para o controle de quarentena difundido por vários séculos.
A Imprensa de Gutenberg - século 15 dC
A primeira menção de uma prensa de impressão é em uma ação judicial, em Estrasburgo, em 1439 revelando a construção de uma imprensa por Johannes Gutenberg e seus associados. Um identificador longo foi usado para transformar um parafuso de madeira pesada, com isso exercer uma pressão contra o papel, que foi colocado sobre o tipo de molde em uma placa de madeira.
Claro que existiram muitas outras invenções porém separei algumas, as invenções da idade média não se restringe a apenas essas minhas escolhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário