Fotografado por S.J. de Waard, Wikipédia comuns
Motores Elétricos
Agora será conhecido um pouco dos motores elétricos, aparato
incrivelmente útil.
É basicamente uma máquina criada para transformar a energia
elétrica em energia mecânica (energia do movimento) e o movimento pode ser útil
para muitas coisas, pois o giro pode ser transmitido e modificado a partir de
engrenagens / polias ou correntes.
É uma máquina criada por intermédio de vários estudiosos,
precisou-se conhecer muito o campo do conhecimento de eletromagnetismo, que na
época não se tinha, o motor foi desenvolvido depois que o eletromagnetismo
havia sido descoberto, essa foi a peça fundamental para a criação do motor
elétrico, são muitos os envolvidos nessa invenção.
É interessante lembrar dos geradores de energia elétrica, que geram eletricidade a
partir da energia mecânica, ou seja, fazem o inverso dos motores, converte por
meio de um dínamo. Existem motores que foram projetados para usar ambas as
energias, para dar movimento usa-se o motor e para frear ( freios dinâmicos)
retira-se energia mecânica e transforma em elétrica, que será usada pelo veículo.
Os motores elétricos são constituído pelas seguintes partes principais:
Rotor: a peça que faz interação com o estator, esta peça é a da esquerda dessa foto acima;
Estator: Uma parte fixa, que fica concêntrica com o Rotor, tem o formato de um cilindro oco, é a parte da direita da foto;
Bobina Eletromagnética: A corrente elétrica percorre o espiral da bobina para gerar campo elétrico;
Comutator: Comuta a entrada de energia dos motores, são segmentos isolados um dos outros e atuam em conjunto com as escovas do motor, no vídeo no fim deste post você pode ver essa peça na direita do rotor, é possível observar algumas faíscas.
O funcionamento do motor elétrico:
Sendo o mais simples possível, o eixo do motor elétrico gira
por que existem duas forças atuantes uma de natureza elétrica outra de natureza
magnética, por exemplo uma força “puxa” o rotor do motor para direção tangecial, fazendo-o girar no sentido anti-horário, porém quando o rotor vai
chegando próximo desse “local” a força vai diminuindo sua intensidade, quando ele chega no
“local” ele é novamente “puxado” ( uma força tangente ao círculo de giro do
rotor) por outra força no mesmo sentido
anti-horário, e acontece o mesmo processo,
e conforme vai movimentando ele ganha aceleração, as forças
consequentemente atuam mais rapidamente.
Essa explicação acima pode ser entendida facilmente, porém é
uma forma de entender o básico de como um motor elétrico funciona, obviamente na
realidade é um pouco mais complexo, e depende do tipo do motor. Além do mais o campo magnético criado na bobina do rotor cria uma força magnética que atua em dois lados do motor em sentidos oposto fazendo um torque e este torque faz girar o rotor até certo ponto, onde a corrente é invertida por um anel metálico denominado comutator. Sendo invertida a corrente o torque influei novamente e repete-se o processo, dando rotação ao rotor.
A força magnética criada por um fio imerso em campo magnético é dado por:
Fm=BiLsenθ
B é a intensidade do campo elétrico
i é a intensidade da corrente
L é o comprimento do fio
o ângulo θ é entre (i) e (B).
Um exemplo está naquele motor elétrico que se cria para um
trabalho escolar de física, em que se usa um imã, fio de cobre, bateria e
suportes. Neste tipo uma força magnética joga o “cilindro” de cobre para cima, o eixo
gira e perde o contato elétrico com a bateria, virando e puxado pelo imã e a favor da gravidade,
quando vira para o estado inicial, o fio raspado por apenas em uma parte do fio
toma contato elétrico novamente e o motor volta para cima. Isso é repetido
inúmeras vezes. Esse exemplo é mais simples e serve para dar a ideia entre a
interação elétrica e magnética.A força magnética criada por um fio imerso em campo magnético é dado por:
Fm=BiLsenθ
B é a intensidade do campo elétrico
i é a intensidade da corrente
L é o comprimento do fio
o ângulo θ é entre (i) e (B).
A indução eletromagnética
Esse tipo de fenômeno origina a força eletromotriz a um rotor
de motor, por exemplo, que fica exposto a uma variação de campo magnético, ou
magnético estático. Foi descoberto por Michael Faraday, deve-se entender a indução para compreender o funcionamento de um motor elétrico atual.
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