segunda-feira, 17 de março de 2014

Alguns fatos interessantes sobre o universo

O universo é um campo ainda bem desconhecido para os humanos, ainda que tenhamos contato, estamos limitados a certas coisas, nessa postagem terá alguns fatos curiosos sobre o universo.

A Via Láctea

 
imagem sem direitos autorais


A via láctea pode ser vista a olho nu, mas é difícil ver em grandes cidades devido a poluição luminosa,  que atrapalha a visão, somada a poluição atmosférica e levando em consideração as nuvens, então para que você possa ver a via láctea, as estrelas "próximas" de nós você deve ir até um local fora da cidade, e o dia antes de tudo deve estar limpo, sem nenhuma nuvem. É claro que você não vai ver a espiral  da galáxia pois estamos dentro dela, mas irá ver as estrelas que estão na mesma galáxia que você.


 Outras Galáxias

 
imagem sem direitos autorais, Wikipédia communs


Algumas noções de escala são úteis, por exemplo é sabido que o número de galáxias é de milhões e milhões, que os cientistas estimam, apenas estimam, mais é bem claro que o numero é enorme, pois o universo é muito grande.

Matéria escura
imagem sem direitos autorais


Todas as estrelas, galáxias e buracos negros no universo apenas compõe cerca de 5% de sua massa. Tão louco quanto parece, os outros 95% é desaparecidos. Os cientistas decidiram rotular este material mistério "matéria escura" e até hoje eles ainda não tem certeza de onde ou o que é.


A Ilusão Ponzo

imagem sem direitos autorais

Alguns dias é possível perceber que a lua parece maior, como mostra a foto acima, porém isso é apenas uma ilusão. O que está acontecendo é realmente algo que seu cérebro faz o tempo todo. Pense no que acontece quando você vê um de seus amigos no horizonte. Embora eles parecem ser muito pequeno o seu cérebro na verdade não interpretá-los como sendo aquele minúsculo. Algo semelhante está acontecendo com relação à lua. Conhecida como a ilusão Ponzo, seu cérebro infla o tamanho da lua para fazer parecer maior do que realmente é. Não acredita? Da próxima vez que você está olhando para uma lua enorme bloqueie todo o resto fora com as mãos e veja a lua encolher.

Maior diamante

imagem sem direitos autorais


Em 2004, os cientistas descobriram o maior diamante já encontrado. Na verdade, é uma estrela em colapso. Medindo 4000 km de diâmetro e tem um núcleo composto de 10 bilhões de trilhões de trilhões de quilates que é cerca de 50 anos-luz da Terra.

Dia de Vênus é mais longo que o seu ano

imagem sem direitos autorais


Estranhamente Vênus completa uma órbita inteira em torno do sol antes que ele consiga transformar em seu eixo uma vez. Isso significa que seu dia é, na verdade, mais do que o seu ano e em tempo venusiana, a Segunda Guerra Mundial terminou apenas 56 dias atrás.

Saturno flutuante

imagem sem direitos autorais


Tão grande quanto o planeta Saturno é, se você fosse colocá-lo em um copo de água, ele flutuaria. Isto porque a sua densidade é 0,687 gramas por centímetro cúbico, enquanto a água é  0,998 g por cm cúbico. Infelizmente, porém, você precisaria de um vidro que é mais de 120.000 km de diâmetro para testemunhar isso.


 Lixo espacial

imagem sem direitos autorais
 


Terra, no entanto, tem mais de 8.000 objetos que orbitam em torno dele. A maioria destes seria classificado como "lixo espacial" ou detritos que sobraram de naves espaciais e missões no passado.

Desvio Lunar


imagem sem direitos autorais


Todos os anos, os cientistas determinaram que a Lua se move cerca de 3,8 centímetro mais longe da Terra. Como resultado, a rotação da Terra diminuiu em cerca de 0,002 segundo todos os dias ao longo do século passado.

 Os raios do sol em sua pele são 30 mil anos de idade

imagem sem direitos autorais


Enquanto a maioria de nós sabe que a luz que atinge a Terra levou 8 minutos para atravessar os 93.000 mil milhas entre a nossa pele e da superfície do Sol, você sabia que a energia nos raios começaram a sua vida mais de 30.000 anos atrás, no núcleo de o sol? Eles foram formados por uma reação intensa de fusão e passou a maior parte desses milhares de anos fazendo o seu caminho para a superfície do sol.

 The Big Dipper não é uma constelação

imagem sem direitos autorais


Embora não seja nossa intenção de estourar sua bolha, nós pensamos que devemos informá-lo que ele é realmente um asterismo. Existem apenas 88 constelações oficiais no céu da noite e tudo o mais, incluindo a Ursa Maior, cai nesta outra categoria. É, no entanto, constituído pelas sete estrelas mais brilhantes na constelação de Ursa Maior.

O movimento constante

imagem sem direitos autorais


Você está em pé em um planeta que gira sobre seu eixo enquanto gira em torno de uma estrela que está girando em torno do centro da galáxia que está em si rodando através do espaço. Parece que o suficiente para dar-lhe direito a ideia de movimento?.

Teoria da Relatividade  do Espaço de  Galileu

imagem sem direitos autorais


Então, como você sabe que o ônibus está indo para o trabalho é, de fato, ele está em movimento? E se você está sentado no único objeto imóvel no universo conhecido e tudo mais, não é o edifício da estrada, que está se movendo em vez disso? Bem, a verdade é que não há maneira de provar o que está se movendo e o que não está. É tudo relativo ao seu quadro de referência. Para você a pessoa do outro lado do corredor está parado, porque o seu quadro de referência é o ônibus. Para a pessoa que assiste da calçada, no entanto, entende que ambos estão acelerando ao longo de 60 km / hora através de tráfego, porque a sua estrutura de referência é a terra. Vamos dar um passo a mais, embora à medida que avançamos para ...

 A velocidade da luz

imagem sem direitos autorais


Voltando ao exemplo de ônibus. Se você tivesse que atirar uma flecha para fora da janela em um alvo na estrada na frente de você o quão rápido seria o movimento quando a flecha acertou o alvo? Bem, essencialmente, ele estaria indo a velocidade do ônibus - cerca de 60 km por hora - mais rápido no entanto você atirou a flecha. Agora, se você atingiu o alvo com um raio de luz ? Uma vez que a luz viaja a 300.000  km/s, teríamos apenas que adicionar os 60 quilômetros por hora certo? Errado. Cientista descobriu que não importa o que, a luz viaja na mesma velocidade. O que nos leva ao nosso próximo ponto ...

 O limite de velocidade Universal

imagem sem direitos autorais


Como resultado do fato acima mencionado que a luz não pode exceder 300.000 km/s, isso segue  que nada pode avançar esse limite, que é exatamente por isso que este veio a ser conhecido como o limite de velocidade universal. Isto, no entanto, tem algumas consequências interessantes e leva diretamente para ...

Teoria da Relatividade de Einstein

imagem sem direitos autorais

Sem ficar muito complexo , Einstein essencialmente avançou com a ideia revolucionária de que não é só o movimento relativo , mas o tempo é muito . Na verdade, eles estão ligados entre si . Quanto mais rápido você se move, os outros mais lentos vão perceber que o tempo passou para você. Por quê? Bem, imagine isso. Como você está sentado no ônibus você atira um raio de luz na parede oposta. Vamos dizer que em 1 segundo ele cobre 2 metros antes de bater no outro lado do ônibus. Agora, vamos pensar em isso a partir da perspectiva da pessoa na rua. Para eles, o ônibus também está se movendo para que o feixe de luz realmente cobre 15 metros no mesmo segundo. Por que isso é estranho? Pense nisso. Aqui temos um objeto que apenas viajou 12 metros mais longe na mesma quantidade de tempo ... mas ele estava se movendo na mesma velocidade . A única explicação lógica é que a pessoa te observando a partir da estrada , ele realmente tomou o feixe de luz mais tempo para chegar ao outro lado do ônibus. Isso significa que, enquanto você percebida do evento a decorrer em apenas 1 segundo, eles percebiam em 2. Para eles, o tempo está passando mais devagar. Enquanto isso era exatamente o tipo de absurdo cientistas estavam tentando evitar , Einstein pegou pelo valor de face e aceitou o conclusão . Ainda não acredita? É por isso que nós estamos seguindo em frente para ...

Relógios se movendo

imagem sem direitos autorais


Tudo o que acabamos de falar é muito relevante para a tecnologia moderna. Na verdade, os relógios em computadores de bordo e equipamentos de navegação tem que levar em conta os efeitos da relatividade. Por exemplo, se você medir o tempo decorrido em um relógio de pulso nos pilotos de caça, você acharia que ele ficou para trás o seu relógio por vários nanossegundos.

 Adicionando um nano segundo para a sua vida, nunca subir escadas

imagem sem direitos autorais


Lembre-se de física do ensino médio? Porque a força da gravidade aumenta perto da superfície da Terra, o mesmo acontece com a sua aceleração, o que significa exatamente o que você está pensando - o tempo fica mais lento. Mais uma vez, isso é muito relevante para a sociedade moderna, porque em diferentes altitudes relógios se movem em diferentes "velocidades". Além disso, lembre-se que desde que a Terra está girando, alguém parado perto do equador está se movendo mais rápido do que alguém no pólo norte. Mais uma vez, o seu relógio está correndo mais lentamente.

Paradoxo dos gêmeos

imagem sem direitos autorais


Se você tem conseguido entender tudo até agora, então isso não será muito diferente. O famoso paradoxo dos gêmeos postula que, se você colocar um gêmeo em uma nave espacial que estava se movendo perto da velocidade da luz através do espaço e deixou o outro na Terra, devido aos efeitos da relatividade, o gêmeo na nave espacial iria voltar para o planeta significativamente mais jovens do que o seu irmão Terra vinculada.

 Buracos Negros

imagem sem direitos autorais


Em um ponto estes aspiradores intergalácticas eram realmente super-estrelas maciças. Quando uma dessas estrelas morre geralmente sopra de suas camadas exteriores gasosas eo núcleo entra em colapso em um extremamente pequena e densa esfera. Imagine, por exemplo, tentando pegar uma bola de tênis contendo toda a massa do sol. O efeito imediato desta astronomicamente alta densidade seria um campo gravitacional insanamente forte. A fim de se libertar de qualquer campo gravitacional que você tem que estar viajando mais rápido do que algo conhecido como velocidade de escape. Na espaçonave na Terra conseguir isto, atingindo uma velocidade de cerca de 7 quilômetros por segundo. Em algumas estrelas colapsadas, porém, eles teriam que chegar a uma velocidade mais rápida do que 300.000 km/s, o que é mais do que o limite de velocidade universal, ou seja, nada, nem mesmo a luz, pode escapar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário