segunda-feira, 31 de março de 2014

Civilização Persa


 
Persas
 

A civilização persa foi uma das mais expressivas civilizações da Antiguidade. A Pérsia situava-se a leste da Mesopotâmia, num extenso planalto onde hoje corresponde ao Irã, localizado entre o golfo Pérsico e o mar Cáspio.  Ao contrário das regiões vizinhas, possuía poucas áreas férteis. Esta civilização estabeleceu-se no território por volta de 550 a.C.. Através de Ciro,  que era um príncipe persa, realizou a dominação do Reino da Média e, assim, deu início à formação de um bem-sucedido reinado que durou cerca de vinte e cinco anos. Nesse período, este talentoso imperador também conquistou o reino da Lídia, a Fenícia, a Síria, a Palestina, as regiões gregas da Ásia Menor e a Babilônia.


File:Map of the Achaemenid Empire.jpg

O primeiro império persa

Antes do surgimento da nação persa , a área do Oriente Médio estava sendo atacada por guerras . O foco destas guerras foi o agressor e estado militarista da Assíria . Os assírios constantemente lançaram campanhas contra os povos ao seu redor , saqueando , matando e deportando ações de execução ou suas classes dominantes , pelo menos. Isso causou grande deterioração humana e económica em toda a área, incluindo os assírios , que se tornou despovoada devido a pesadas baixas em guerras. Finalmente Assíria começou a enfraquecer seus inimigos unidos em uma grande coalizão , o derrotado e até o ano 610. a.C. os assírios tinha sido completamente subjugado . A nova situação mostrou quatro novos pilares do poder : no Irã moderno e oeste da Turquia , dos medos, na Mesopotâmia , Síria e Palestina , Neo- babilônios , no norte da África , os egípcios que estavam tentando estender sua influência para a Palestina e a Síria ; e Turquia, em diferentes estados , com influências gregas . Esses estados abrangeu diversas populações , nem todos submissos à nova ordem . Ele continuou a ter guerras, mas como sangrenta como as campanhas assírios . O maior problema foi que , apesar de ter um governo nominal , foram desorganizados . Muitos desses governos eram intolerantes e cobrando taxas excessivas . Os persas eram um núcleo de pessoas identificáveis ​​que viviam no sul do Irã , hoje, quando , sob o governo dos medos , mas com um grau de auto- governo.


A expansão persa

Em 559 a. C. assume o trono da Pérsia Ciro da dinastia Aquemênida . Até então os persas eram nominalmente assuntos dos medos. Com Ciro isso mudou desde a independência para o país e , em seguida, lançou uma guerra de conquista contra seus antigos mestres. Apesar de derrotado se houver, Ciro permitiu que eles ocupam posições e manter alguma autonomia . Em seguida, ele se dedicou a conquistar áreas da Ásia Central e da fronteira com a Índia , onde fundaram cidades e fortificações para proteger o império dos ataques dos nômades da Ásia Central foram construídas . Em seguida, as forças persas partiu para a ofensiva na Ásia Menor e subjugado o reino de Lydia , cujo rei era o famoso Creso , um dos reis mais ricos da época. Esta área, juntamente com Ionia foi povoada por gregos ou influência grega foi , o que fez fora população rebelde. Depois de um período sem guerra os persas atacaram Babilônia além de aproveitar toda a Mesopotâmia , Síria e Palestina. Os persas libertou os israelitas do cativeiro na Babilônia e em muitas áreas foram recebidos como libertadores . Após estas campanhas Ciro II morreu e foi sucedido no trono Cambises , que conquistou o Egito para a Pérsia . Egito nunca aceitou o domínio persa , por isso havia rebeliões e conspirações frequentes. Em várias ocasiões, se revoltaram e conseguiram recuperar a sua independência há algum tempo. Também as áreas gregas da Ásia Menor se revoltaram entre 499 e 494 a. C. ( Ionian Revolta ), utilizando os gregos de Atenas , especialmente a Europa , o que levou os persas para tentar eliminar a ameaça grega em duas ocasiões , falhando miseravelmente. A partir da derrota grega na Grécia, com seus recursos limitados partiu para a ofensiva , atacando em alguns pontos ou apoiar os rebeldes em outros, sem danificar muito o império Aquemênida . Os persas habilmente promovido a rivalidade entre Atenas e Esparta .
Os persas passaram a ocupar os territórios do norte da Grécia ao rio Indo e o Amu Daria, incluindo Trácia , Egito, Oriente Médio, Ásia Menor e no Cáucaso.

 
Cronologia

559: Ciro II é coroado como rei da Pérsia.
549-446 : Depois que os persas conquistaram revolta Media.
546: Ciro conquistou a Ásia Menor , Sardes prisioneiro e faz com que o rei lídio Creso .
539 : Os persas conquistaram a Babilônia.
530: Cambises II é o novo rei .
525 : Os persas conquistaram o Egito .
522: Revolta na Líbia contra os persas .
Darius foi proclamado rei .
516 : Campanhas na Trácia Darius .
499 : Revolta contra os persas em Ionia .
498 : Revolta de Caria e Chipre.
494 : Apresentação de Carijós e decisão Mileto , a cidade principal Jónico.
490 : Primeira Guerra Médica , os gregos rejeitar a invasão persa na Batalha de Maratona.
486 : Revolta no Delta do Nilo
480: Segunda Guerra Médica , os gregos se apossar de 5 dias, mas os persas conseguiram atravessar a etapa de Termóplias e chegar a Atenas para reduzi-lo a cinzas.
479 Babilônia estava revoltado , sem sucesso, trinta mil gregos , dos quais dez mil espartanos, interceptar os persas em Platéia , uma batalha que começará com a queda do império persa .
465 : O rei Xerxes é morto ; governo assume Artaxerxes I.
459: Os atenienses lançou uma expedição para libertar o Egito, mas os persas conseguiram ter sucesso.

 
 
A queda do Império Persa

Os persas não tinha rivais graças militares para o seu grande exército , com exceção dos gregos, que eram superiores em suas táticas . Os gregos eram contra o grande fragmentação política . Na Grécia , o poder foi dividido entre cidades-estado , enquanto a Pérsia era um vasto império totalmente unificado. Os reis persas habilmente promoveu disputas entre estados gregos tinham de evitar qualquer hegemonia.
Mas, finalmente aconteceu.

Por volta do ano 350 aC . AC, Filipe II , rei da Macedônia , empreendeu uma política expansionista de seu reino , organizando exército profissional regular e armamentos e criando ainda maior do que as táticas táticas gregos clássicos. Graças a isso, ele conseguiu unificar as grandes áreas da Grécia incorporando -os em seu reino e sujeitando o seu mandato algum grau de autonomia em outras cidades gregas , com exceção de Esparta. Philip forçou os estados gregos cessar luta, guarnições macedónios colocados em pontos estratégicos e de uma liga de estados gregos que formariam um exército para invadir o Império Persa foi formado. Quando tudo estava pronto Philip foi assassinado . Em seguida, seu filho Alexandre assumiu o trono . A invasão adiada devido a re- enviar para os estados gregos que buscavam recuperar a sua independência a morte de Philip. Alexander conseguiu dominar e, no ano 334. C. cruzou para a Ásia Menor e derrotou os persas em Granico . As cidades jônicas gregos resistiram à invasão que seria incríveis 150 anos. Alexandre, depois de tomar as cidades levou a maioria da Ásia Menor com pouca resistência. Um ano depois, todo o poder do exército persa lutou na Batalha de Issus e novamente os persas foram derrotados , então isso caiu em grego para a Síria , onde as cidades fenícias resistiu, Palestina e Egito, onde os gregos foram recebidos como libertadores . Em 331 a. C. os gregos entraram Mesopotâmia , embora o rei persa Dario ofereceu paz estes rejeitados. Os persas lutou contra o exército grego com renovado mas foram derrotados mais uma vez, e o rei Dario foi assassinado pelos nobres . Os gregos tomaram as cidades de Babilônia e Susa , Persépolis e Ecbátana , Persépolis sendo queimado para vingar a destruição de Atenas durante a invasão persa da Grécia. Os persas continuaram a resistir a uma guerra de estilo de guerrilha no norte e leste do Irã e da Ásia Central , mas os gregos foram finalmente capazes de invadir essas áreas também esmagou os últimos focos de resistência . Apesar da queda do estado persa ressurgiu e desapareceu várias vezes ao longo da história e legado se estende até o estado atual do Iran.

 

Estrutura da sociedade e governo persa

A política persa de tolerância, e congratulou-se como libertadores

À medida que o império persa foram incorporadas novas áreas , mostrou políticas muito tolerantes. Os governos locais tiveram membros das elites locais , os impostos eram geralmente mais baixos , os persas tinham uma grande tolerância religiosa, e até liberou muitos povos sujeitos , como os judeus que foram deportados para a Babilônia . Em muitas áreas onde a anarquia reinou antes de os persas também foram acolhidos como restauradores de leis. As áreas foram caracterizados por apoiar os persas foram especialmente Palestina, como os hebreus eram felizes de ter um governo que irá respeitar e apoiar a sua religião, e também a área da Síria , especialmente as cidades fenícias , além de ser respeitado pelos persas , estes novos mercados proporcionou-lhes terras e apoio naval seu desenvolvimento. Também áreas da Ásia Central ao governo persa eram viciados porque quando o império ruiu nessas áreas continuou resistência contra Alexander por vários anos.

Características da administração persa

O sistema de governo era uma monarquia absoluta hereditária onde o rei era considerado a forma antropomórfica de Deus na terra. O rei era para ser o melhor guerreiro, como o melhor caçador. Tinha um exército pessoal : os " Imortais" .
Os governos persas foram caracterizados por despotismo militar, a autoridade do imperador era absoluto, foi defendido e apoiado pelos Imortais .
O governo persa trouxe muitos desenvolvimentos em matéria política e econômica para a época, incluindo:

A tolerância religiosa e os costumes locais.

Manutenção das estruturas administrativas locais.

Divisão de terra em que foram auditadas satrapies cada ano Satrap ser punido se a população não estava feliz com a gerência.

Facilitar o comércio através da construção de estradas e canais navegáveis ​​, além da unificação territorial foi viajar menos perigoso .

Criação de reservas de moeda em diferentes partes do império , e disseminação do crédito .
Criação de um sistema de pesos e medidas unificadas .


Exército

O exército persa foi caracterizado por duas coisas : habilidade e pontaria. O exército consistia de pessoal treinado para a batalha chamada de " Imortais " soldados . Era um exército de 10.000 homens , eles podem dizer isso porque cada vez que eu caí era um substituto para um da reserva , e os arqueiros , eram uma especialidade dos persas que exigia coordenação e habilidade excepcional , combinando com arco e flecha cavalaria .


A fraqueza do Império Persa

A principal fraqueza do Império Persa era a sua organização militar . Apesar de ter um exército e uma frota incomparável em números , organização e táticas deixou muito a desejar. O exército era composto por um núcleo de guarda pessoal de elite era o Imperador , também chamado de Imortais, em seguida, esses elementos foram adicionados todos os povos dominados , não existiam unidades padrão , mas era um exército muito misturado . Este exército quase desprovida de táticas para combater formações . Isto contrasta com os exércitos gregos , que eram em muitos casos, muito disciplinados , e eles tinham experimentado táticas de combate e muito superior ao equipamento persas. Assim, um pequeno número de gregos poderia adiar um persa várias vezes contingentes , como demonstrado na Batalha das Termópilas , onde sete mil gregos, 300 espartanos deles , os melhores soldados gregos comandados pelo seu rei Leonidas realizada fora um exército de duzentos mil persas ( Heródoto ) para Guerras Médicas .
 
 
Cultura persa
O religião persa
A religião persa veio a pregação do profeta Zaratustra , fundador do zoroastrismo ou esta religião chamada Daena Vanguji , pensei que pregou no século VI aC e parte da Ásia Central parte no Irã, os persas adotaram sua religião. O livro sagrado dessa religião era o Avesta eo ponto principal foi a existência de dois espíritos principais, um chamado Ahura Mazda , que era a representação do bem e outro chamado Angra Mainyu , que era a personificação do mal . A religião persa também incluiu novos conceitos como o julgamento final em que o espírito do morto foi julgado com base em suas ações na vida e que definiria seu futuro em sua nova vida após a morte.
Essa religião ainda existe no Irã e é uma das religiões oficialmente permitido , embora a religião majoritária é o islamismo . Existem também seguidores de Zaratustra na Índia e em outros países , chamados de parses , a base desta religião é "pensar bem, falar bem , fazer bem. "
 
Artes
Arte persa e influências egípcias receberam principalmente da Mesopotâmia ( touros dirigido, uso de arco).
Entre suas realizações incluem os apadanas (palácios de recebimento ) e os túmulos reais esculpidos em rochedos e decoradas com relevos que descrevem as várias províncias do império . Também importante , além das pirâmides , as capitais formado por opostos troncos de touro e perfeição de cerâmica vidrada . Sem grandes desenvolvimentos contribuíram porque sua arquitetura são derivadas do mundo da Mesopotâmia .
 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário