terça-feira, 13 de maio de 2014

Ciclone tropical



Ciclone tropical


sem direitos autorais
Furacão Catarina



Um ciclone tropical é uma área de perturbação na atmosfera, é caracterizado por ser uma região onde a pressão atmosférica é significativamente menor e a temperatura é maior do que as redondezas, é um sistema formado por grandes tempestades.


 Sem direitos autorais
Representa um ciclone em corte, as setas indicam a direção do vento.

A diferença entre o ciclone tropical e o extratropical é que no primeiro existe um núcleo quente e um centro bem definido, conhecido como olho do ciclone.





 Sem direitos autorais
Coriolis

Existe um tipo de força atuando, conhecida como força de gradiente de pressão, que gera intenso ventos que em grandes ciclones conseguem ultrapassar 300 km/h. A rotação do ciclone tropical é anti-horário no hemisfério norte e horário no hemisfério sul, o giro é causado pela força de Coriolis. Frequentemente junto com esses ciclones estão as tempestades, e se tem origem próximo nas regiões trópicas, perto da Linha do Equador. 


O ciclone tropical é movido por pela energia térmica liberada quando o ar úmido sobe para camadas mais altas da atmosfera e o vapor de água associado se condensa.


Os ciclones tropicais podem causar ondas fortes e a maré de tempestade, esta última eleva o nível do mar, quando se aproxima de regiões costeiras.

As marés de tempestade podem causar grandes inundações costeiras, em certas ocasiões a água do mar pode avançar a mais de 40 quilômetros da costa, e seus efeitos podem ser devastadores para a população próxima.

 Sem direitos autorais, autor:SuperManu.


Os ciclones tropicais são os causadores de alguns dos piores desastres naturais do mundo, são exemplo: o ciclone Nargis e o ciclone de Bhola.
 

Dissipação:


Um ciclone tropical pode se enfraquecer quando cruza a linha da costa e se move sobre a terra, assim não haverá mais ar úmido para mantê-lo. A grande parte das tempestades intensas perdem sua força rapidamente após entrar em zona terrestre (landfall), e tornam-se áreas de baixa pressão desorganizadas em 1 ou 2 dias, ou ainda podem se tornar ciclones extratropicais se as condições meteorológicas forem favoráveis.


Documentário sobre furacões:




Nenhum comentário:

Postar um comentário