domingo, 25 de maio de 2014

Minerais Perigosos

 
Chalcanthite

Autor da imagem: Parent Géry - Wikipédia commons

Chalcanthite, cujo nome deriva do grego, chalkos e anthos, que significa flor de cobre, CuSO4 é um rico-colorido azul / verde, solúvel em água mineral sulfato. É comumente encontrada nos em estágio final zonas de oxidação dos depósitos de cobre. Devido à sua solubilidade facil, chalcanthite é mais comum em regiões áridas.
Chalcanthite, devido à sua cor rica e belos cristais, é procurado por um colecionador de mineral. No entanto, como com a sua viabilidade como um depósito, a solubilidade do mineral provoca problemas significativos. Primeiro, o mineral absorve e libera seu conteúdo de água, que, com o tempo, leva a uma desintegração da estrutura cristalina, se destruindo. É importante armazenar amostras adequadamente para limitar a exposição à umidade. Em segundo lugar, os cristais de maior qualidade podem ser facilmente cultivadas sinteticamente, e, como tal, há uma preocupação de que traficantes de minerais de má reputação iriam apresentar uma amostra tão natural quando na verdade não é.


Uma nota especial sobre chalcanthite: a amostra nunca deve ser tocado com a língua (pode parecer um doce para uma criança), pois chalcanthite é venenoso. O líquido de chalcanthite também vai manchar a pele azul durante vários dias.



Hutchinsonite

Autor da imagem Rob Lavinsky - iRocks.com 
É o de cor prata.

 Nomeado em homenagem a A. Hutchinson (1866-1937), mineralogista da Universidade de Cambridge (Inglaterra). Os cristais podem ter faces ou sob a forma de agregados radiais de cristais tabulares.

O tálio é o gêmeo escuro de chumbo. Este, metal pesado é similar em massa atômica, mas ainda mais mortal. O tálio é um metal raro que aparece em compostos altamente tóxicos que consistem em combinações muito estranhas de elementos. Os efeitos da exposição de tálio são ainda mais particular, e incluem a perda de cabelo, uma doença grave e por meio de contato com a pele. Hutchinsonite é uma mistura perigosa, mas dramático de tálio, chumbo e arsênico. Os três metais tóxicos formam uma mistura perigosa que deve ser tratada com cautela. Hutchinsonite foi nomeado após John Hutchinson, um mineralogista de destaque da Universidade de Cambridge. O mineral é encontrado em regiões montanhosas da Europa, com mais freqüência em depósitos de minério.

Galena 

Autor da imagem: Rob Lavinsky / iRocks.com 
 

Galena é um mineral composto de sulfeto de chumbo(II), e o mais importante dos minérios do chumbo e praticamente o único. Cristaliza no sistema cúbico, quase sempre em octaedros. Tem cor de chumbo, com um brilho metálico intenso. É geralmente encontrada em companhia de quartzo, esfalerita e fluorita. Serve para extração também de prata, pois geralmente contém este metal. Fórmula química: PbS. A galena é um semicondutor e foi utilizado na confecção de diodos detectores antes da popularização do uso de dispositívos de germânio ou silício. É bastante conhecida entre os aficionados em eletrônica por propiciar a confecção de um rudimentar receptor de rádio que não utiliza qualquer tipo de fonte de energia externa para funcionar, o rádio de galena.
Galena é o minério primário de chumbo que é utilizado, principalmente, na fabricação de baterias de chumbo-ácido. No entanto, quantidades significativas são também usadas para fazer folhas de chumbo e de tiro. Galena é muitas vezes minado por seu conteúdo de prata.
Arsenopyrite
 
Autor da imagem: Rob Lavinsky / iRocks.com
 
Arsenopyrite é um arsênico sulfeto de ferro ( FeAsS ) . É  metálico , opaco, cor cinza tons prata, com uma relativamente alta densidade.  Quando dissolvido em ácido nítrico, que libera enxofre elementar. Quando arsenopirita é aquecido , torna-se magnética e emite fumos tóxicos. Com 46 % de teor de arsênio , arsenopirita , junto com orpiment , é o principal minério de arsênio . Quando os depósitos de arsenopirite ficam expostos à atmosfera , geralmente devido a mineração , o mineral vai oxidar -se lentamente , a conversão do arsénio em óxidos , que são mais solúveis em água , que conduz a drenagem ácida de minas .O hábito de cristal , dureza , densidade e cheiro de alho ao ser atingido são diagnósticos . Arsenopyrite na literatura mais velha pode ser referido como mispickel , um nome de origem alemã. Arsenopyrite também pode ser associado com quantidades significativas de ouro . Por conseguinte, serve como um indicador de recifes de ouro. Muitos minérios de ouro arsenopirite são refratários , ou seja, o ouro não é facilmente liberado a partir da matriz mineral.
 
Asbestos

Sem direitos autorais - wikipédia commons

O amianto (asbestos)  não é um fabricado pelo homem, mas um dos mais aterrorizantes minerais do planeta. Onde outros minerais atuam como toxinas através de sua química e adoecer vítimas de intoxicação acidental, Asbestos contaminam completamente o pulmão humano. O amianto é uma categoria totalmente natural de minerais compostas de sílica o mais abundante dos elementos rígidos da Terra, ferro, sódio e oxigênio. Depósitos de amianto consistem de agregados de milhares de minúsculos cristais fibrosos que podem se espalhar pelo ar e se aloja no pulmão humano. Efeitos cancerígenos ocorrer através de irritação persistente dos tecidos do pulmão, levando a cicatrizes. Formações de amianto também pode ser descoberto entre qualquer conjunto de rochas de sílica, garantindo cuidado ao explorar. Estranhamente, desgaste natural leva a distribuição natural de amianto na atmosfera da Terra. Como resultado, muitos seres humanos carregam algumas fibras de amianto em seus pulmões.
  
Tobernite

Autor da imagem: Rob Lavinsky / iRocks.com 

Torbernite, cujo nome deriva do químico sueco Torbern Bergman (1735-1784), é um mineral hidratado de fosfato de uranila cobre verde radioativo, encontrada em granitos e outros depósitos de urânio de suporte como um mineral secundário. Torbernite é isoestrutural com o mineral de urânio relacionada, autunite.

A fórmula química do torbernite é semelhante ao do autunite em que um Cu2 + catião substitui um Ca2 +. O número de moléculas de água de hidratação pode variar entre 12 e 8, dando origem a uma variedade de metatorbernite quando torbernite desidrata-se espontaneamente.
 


O prisma em forma de cristais verdes formam como depósitos secundários em rochas graníticas, e são compostos de urânio. Formado através de uma reação complexa entre fósforo, cobre, água e urânio, o cristal deslumbrantes telas têm seduzido muitos colecionadores minerais em tomar uma amostra para uma coleção prateleira. Se o decaimento do urânio a partir de um tamanho de bolso Chernobyl não bastasse, gás radônio letal capaz de causar câncer de pulmão libera lentamente a partir destas rochas quentes. Este é um cristal para deixar em paz. Torbernite pode ocorrer em granito, assim que sua bancada de pedra só pode conter vestígios de torbernite. As flores de cristal verdes brilhantes foram usados ​​pelos garimpeiros como indicadores de depósitos de urânio.

Stibnite  


 Autor da imagem: Rob Lavinsky / iRocks.com 

Stibnite é sulfeto de antimônio por essa razão, os enormes e brilhantes cristais metálicos deste composto instável já foram formados em magníficos utensílios alimentares. Mas os cristais levou os poderes da morte para aqueles que os usados. Antimônio cristais atado de stibnite matou um número de pessoas antes de se tornar conhecido que o uso do mineral estava causando intoxicação alimentar da pior espécie. Mesmo em coleções, amostras stibnite deve ser tratada com cautela para evitar intoxicação. A lavagem das mãos é aconselhável depois de qualquer contato. Minas perto Oksaku no Japão têm produzido os melhores cristais stibnite no mundo. Muitas amostras stibnite têm a aparência de uma torre em miniatura. 

Orpiment 

Autor da imagem: Rob Lavinsky / iRocks.com 
 

A única coisa pior do que a própria arsênico poderia ser uma pedra feito de arsênico e enxofre. Os cristais orpiment letais e quimicamente reativos são encontrados crescendo abaixo da superfície em formações minerais, muitas vezes perto de fontes hidrotermais. As cores são sedutores, mas mantendo os cristais em suas mãos pode liberar materiais cancerígenas, pó de arsênico neurotóxico. Orpiment é conhecido por dar um cheiro forte de alho devido ao seu teor de arsênio, e pode desmoronar em perigoso quando exposto à luz. O mineral foi usado como um componente primário de tinta ocre, e provavelmente envenenado muitos dos artistas que o usaram.
  

Cinnabar 
  

 Autor da imagem:  Parent Géry

O nome do cristal significa sangue de dragão, e é o principal minério de mercúrio encontrado. Formando perto de vulcões e depósitos de enxofre, os cristais vermelhos brilhantes sinalizar perigo da pior espécie. Cinnabar pode liberar mercúrio puro se perturbado ou aquecido, causando tremores e perda da sensibilidade . Na Idade Média, e de 1700 para atrás, sendo enviados para trabalhar nas minas espanholas contendo formações cinábrio foi amplamente considerado uma sentença de morte. Cinnabar foi amplamente utilizado na história da China para pratos de comida ornamentais e entalhes foram criados a partir de pedaços de que, às vezes, à custa dos artesãos. Ainda mais incrível que pareça, alguns médicos antigos acreditavam cinábrio realizada poderes de cura, e prescrito para determinadas condições. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário