quinta-feira, 27 de março de 2014

Ervas daninhas


 
Ervas daninhas
 
Uma planta é considerada erva daninha quando nasce espontaneamente em local e momento indesejado, podendo interferir negativamente na agricultura.  Em geral, é conhecida com diferentes sinônimos, que podem ter significado negativo: planta daninha, planta invasora, inço, mato. Podem também aparecer com significações positivas: planta espontânea, planta indicadora, que sugerem uma certa possibilidade de convivência com as culturas comerciais. Entretanto, essa conceituação pode diferir conforme a ideologia (agricultura convencional e agricultura agroecológica) dos profissionais em ciências agrárias.
 
Clique em mais informação para ver tudo.

Características comuns

- Crescem rápido: usam uma alta eficiência de água;
- Excelente adaptação climática;
- Apresentam um curto intervalo entre floração e germinação;
- Perenes, geneticamente poliploides e facultativamente auto compatíveis;
- Apresentam estruturas para dispersão, e germinam em quase todos os substratos úmidos sem uma fertilização específica;
- Alta dormência;
- Alta longevidade;
- Alta produção, produção contínua;
- Considerada como praga


Tipos de ervas daninhas
 As ervas daninhas são classificadas com base no formato das folhas, em seu ciclo de vida e em sua preferência por um clima ou estação.

- De folhas largas ou gramíneas. As folhas das ervas daninhas têm uma infinidade de formatos, mas as gramíneas, de folhas estreitas e longas, se distinguem claramente, sendo que todas as demais pertencem ao grupo de folhas largas, As ervas daninhas de folhas largas têm sementes com um par de órgãos de armazenamento os quais, após a germinação, se transformam nas primeiras ‘folhas’, na verdade, os cotilédones – daí o outro nome usado com frequência: dicotiledôneas.

- As gramíneas são monocotiledôneas. Há algumas exceções nas quais uma monocotiledônea incomum pode ter folhas largas, como as ervas daninhas do gênero Commelina, importantes região tropical. Outra classe semelhante às gramíneas com relativamente poucos membros são os caniços. Elas são importantes porque são difíceis de controlar. Na verdade, a junça ou "barba de bode" (Cyperus rotundus) já foi chamada de "pior erva daninha do mundo" veja a foto abaixo.
 

- Junça ou "barba de bode": um caniço perene. Anuais ou perenes. As anuais germinam, florescem e produzem sementes em uma só estação. As perenes têm órgãos de armazenamento subterrâneos, geralmente rizomas, que possibilitam seu crescimento por muitos anos. Elas podem se reproduzir tanto através de sementes quanto pela extensão do rizoma, do qual crescem plantas filhas. Um terceiro tipo germina em uma estação e floresce na outra. São as chamadas bianuais. O inverno as faz ‘soltar’ um ramo alto florescente.

- Estação fria ou estação quente, etc. As ervas daninhas evoluíram para crescer melhor em temperaturas e duração do dia específicas. Isso tende a definir o tipo de lavoura onde são encontradas e também em que época germinam, por exemplo, anuais de inverno ou anuais de verão. Além disso, em climas tropicais com estações secas e chuvosas, algumas espécies tendem a predominar mais em uma estação do que na outra. A sua doação de pólen é carregada pelo vento, animais e insetos.

Planta daninha pode ser definida como toda planta cujas vantagens não têm sido ainda descobertas ou como a planta que interfere com os objetivos do homem (Fisher, 1973). Ashton & Mônaco (1991) definem planta daninha como sendo a planta que cresce onde não é desejada. Assim, uma planta de algodão, por exemplo, é considerada planta daninha num plantio de mamona. Erva daninha vem do latim ervis danium, que significa erva danadinha.
 
Papel Ecológico


Ervas daninhas geralmente compartilham adaptações semelhantes que lhes dão vantagens e permitem que eles se proliferam em ambientes perturbados onde o solo ou cobertura vegetal natural tem sido danificadas. Diferentes tipos de habitat e distúrbios irá resultar em colonização por diferentes comunidades de espécies de plantas daninhas.

Um número de espécies de plantas são adaptadas a ambientes perturbados que ocorrem naturalmente incluem dunas e outras áreas varridas pelo vento , com solos de mudança , planícies aluviais de inundação , bancos e deltas de rios e áreas que muitas vezes são queimadas , e os cientistas chamam de plantas de espécies ruderais em seguida . Desde práticas agrícolas humanos muitas vezes imitam estes ambientes naturais onde as espécies daninhas evoluíram , algumas ervas daninhas se adaptaram a crescer e proliferar em áreas humano- perturbado , como campos agrícolas , gramados, estradas e locais de construção . A natureza de convivência dessas espécies , muitas vezes lhes dá uma vantagem sobre as espécies cultivadas mais desejáveis ​​porque muitas vezes eles crescem rapidamente e se reproduzem rapidamente , têm sementes que persistem no banco de sementes do solo por muitos anos, ou têm expectativa de vida curtos, com várias gerações na mesma estação de crescimento .
As ervas daninhas perenes , muitas vezes têm caules subterrâneos que espalhar-se sob a superfície do solo , ou, como a hera solo ( Glechoma hederacea ) , tem caules rastejantes que raiz e espalhar-se sobre a terra.

Algumas plantas se tornam dominantes quando introduzidos em novos ambientes , pois os animais que se especializam em alimentar-se deles estão ausentes , em que às vezes é chamado de " inimigos naturais hipótese " , as plantas livres da estes consumidores especializadas pode aumentar a sua capacidade competitiva . Em locais onde a predação e relações concorrenciais mútuos não existem mais , algumas plantas são capazes de aumentar a alocação de recursos para o crescimento ou reprodução . Algumas espécies que são introduzidas em novos ambientes pode ser causada por sua produção de substâncias químicas que alelopáticos plantas indígenas ainda não estão adaptados a um cenário , às vezes chamada de " hipótese de novas armas " . Estes produtos químicos podem limitar o crescimento de plantas estabelecidas ou a germinação e crescimento de sementes e mudas.
 
Dispersão
 
Muitas espécies de plantas daninhas foram removidos dos seus limites geográficos naturais e se espalhou por todo o mundo em conjunto com as migrações humanas e comércio. Sementes de infestantes são frequentemente recolhidos e transportados com culturas após a colheita de grãos, então os seres humanos são um vetor de transporte, bem como um produtor dos ambientes perturbados em que espécies de plantas daninhas são bem adaptados, resultando em muitas ervas daninhas ter uma estreita associação com atividades humanas .
Algumas espécies de plantas daninhas foram classificadas como ervas daninhas por parte das autoridades do governo, porque, se não for controlada, que muitas vezes competem com as plantas nativas ou de culturas ou causar danos a animais. Eles são muitas vezes espécies estrangeiras acidentalmente ou imprudentemente importados para uma região onde há alguns controles naturais para limitar sua população e se espalham.
 
Benefícios
 
Embora o termo " erva daninha " geralmente tem uma conotação negativa , muitas plantas conhecidas como ervas daninhas podem ter propriedades benéficas. Um certo número de ervas daninhas , tais como o dente de leão ( Taraxacum ) , são comestíveis , e as folhas ou raízes pode ser utilizado para alimentar ou fitoterapia . Bardana é comum em grande parte do mundo , e às vezes é usada para fazer sopa e medicina na Ásia Oriental. Algumas ervas daninhas pode atrair insetos benéficos , que por sua vez pode proteger as culturas de pragas nocivas. Ervas daninhas também pode impedir que insetos-praga de encontrar uma cultura, porque sua presença perturba a incidência de sinais positivos que pragas usar para localizar a sua alimentação. Ervas daninhas também pode atuar como uma " cobertura viva " , proporcionando cobertura do solo , que reduz a perda de umidade e evita a erosão . Também pode melhorar a fertilidade do solo; dentes de leão, por exemplo, trazer nutrientes como cálcio e nitrogênio no fundo do solo com a sua raiz principal , e trevo hospeda bactérias fixadoras de nitrogênio em suas raízes , fertilizando o solo diretamente. O leão é também uma das várias espécies que quebram hardpan em campos excessivamente cultivadas , ajudando colheitas crescem sistema radicular mais profundo . Algumas flores do jardim surgiu como ervas daninhas em campos de cultivo e foram criados selectivamente pelas suas flores e folhagem de jardim -digno. Um exemplo de uma erva daninha da cultura , que é cultivada em jardins é o corncockle , ( Agrostemma githago ) , que era uma erva daninha comum em campos de trigo da Europa , mas agora é por vezes cultivada como uma planta de jardim .
 
Dente de leão
Caso aconteça extinção em massa
A extinção em massa é geralmente causada por algum rompimento abrupto ao meio ambiente de todo o planeta. Isso resulta em grandes mudanças no habitat em todo o mundo, e as espécies mais endêmicas, especialmente adaptados a um único habitat, não pode sobreviver nos novos habitats. Assim, apenas as espécies daninhas podem sobreviver, e elas dominam o planeta no rescaldo. As baratas, por exemplo, tem sobrevivido várias extinções em massa. O atual evento de extinção do Holoceno, então, poderia levar a um planeta habitado exclusivamente pelo que é conhecido hoje como ervas daninhas. O registro fóssil indica que depois de extinções em massa, um planeta dominado por erva daninha persiste por cinco a dez milhões de anos antes de vida re-diversificar.



Um documentário interessante de assistir para aprender mais.



 

Fonte: Wikipédia




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário