sábado, 8 de março de 2014

Neve


 
 
imagem sem direitos autorais: do acervo da Wikipédia communs
 
Neve

A neve basicamente é uma ocorrência que consiste na precipitação de flocos formados por cristais de gelo . O fenômeno pode ser tratado como a chuva, ou seja, apresentar intensidade leve, moderada ou forte, podendo receber a denominação de nevasca, quando se trata de uma tempestade de neve; ou nevisco, para uma precipitação de neve muito leve. De modo geral, a ocorrência de queda de neve costuma ser denominada como nevada.

(Clique em mais informações para ver o post inteiro.)


O floco de neve é composto por água congelada, devido à transparência da água a luz, adquire aparência pouco transparente e de coloração branca. A chuva desses flocos ocorre com frequência nas zonas de médias e elevadas latitudes do planeta Terra, pois são os locais onde a temperatura é menor, uma vez que consistem em regiões de clima frio e temperado. Também não é incomum sua ocorrência nos pontos mais elevados do planeta, caso das nevadas registradas em algumas formações montanhosas e planaltos serranos.


Tipos de neve

As estatísticas da neve fica por conta da meteorologia que reporta vários tipos de neve e de precipitação de gelo. Além da forma mais comum, composta por cristais de gelo em flocos de formato hexagonal, lembrando pequenas estrelas, existem diversas variações na forma e tamanho das partículas de gelo que precipitam das nuvens. Nem toda a neve vem na forma dos tradicionais flocos e há diferenças entre a neve, neve granular, chuva congelada e granizo.
Flocos de neve: Conforme definido pela Sociedade Norte-Americana de Meteorologia, os flocos de neve consistem na forma mais conhecida e tradicional de precipitação de neve. É o cristal de gelo em forma de floco, de formato hexagonal e com o aspecto de uma pequena estrela.

 
sem direitos autorais


Grãos de neve:  Este tipo de precipitação é caracterizado pelas partículas muito pequenas e opacas de gelo, ou equivalente à forma sólida de chuvisco. Em geral esse tipo de neve apresentam um diâmetro inferior a 1 milímetro. Normalmente esse tipo de neve, cai em pequena quantidade e se origina de nuvens estratificadas. Uma foto do evento abaixo:

 
imagem sem direitos autorais: do acervo da Wikipédia communs


Grãos de gelo : Um tipo de precipitação de bolotas de gelo de 5 milímetros para menos de diâmetro . Podem se apresentar na forma esférica, irregular ou até, raramente, no formato cônico. Os grãos de gelo geralmente quebram ao atingir uma superfície dura e se espalham gerando barulho no impacto.

 
imagem sem direitos autorais: do acervo da Wikipédia communs
Comparação entre o grão de neve e uma moeda
 

Graupel: Tipo de neve que contém partículas de neve mais pesadas. É muito difícil distinguir do granizo miúdo, muda o tamanho entre os dois, no granizo miúdo o diâmetro não passa de 5 milímetros.

 
imagem sem direitos autorais: do acervo da Wikipédia communs
 
 
Granizo : É um tipo de neve,  uma precipitação composta por pedras sólidas de gelo, que podem medir de 5 mm ao tamanho de uma laranja. Existem duvidas, pois muitos meteorologistas não o consideram como uma forma de neve.
 

imagem sem direitos autorais
 
Chuva congelada  é um tipo de chuva normal porém que congela após o impacto com a superfície. É necessário que os pingos de água estejam extremamente resfriados e que a temperatura do solo se situe abaixo de zero para que se produza o congelamento, segue uma imagem abaixo.
Imagem sem direitos autorais

Agua neve : neste tipo de neve vemos a neve parcialmente fundida, que cai ao solo com traços de cristalização, porém junto com água. É possível perceber que o gelo é transparente e não branco como ou outros.

imagem sem direitos autorais
 

Sincelo: Tipo interessante, consiste em um fenômeno natural, que acontece em situações de nevoeiro aliado a temperaturas entre -2 °C a -7 °C. Resulta do congelamento das gotas de água em suspensão, quando a água entra em contato com algo ela instantaneamente congela, parecido com a chuva congelante.

 
imagem sem direitos autorais: do acervo da Wikipédia communs
 

Densidade da neve

 Um coisa a avaliar das neves é a densidade da camada de neve que se acumula sobre o solo esta depende diretamente das condições ambientais em que esta se formou e precipitou, sendo que neves mais densas, quando acumuladas em locais íngremes, podem provocar a ocorrência de deslizamentos de gelo, conhecidos como avalanches, como veremos adiante.
Existe uma convenção adotada, considera-se que uma coluna de 10 metros de neve fresca (que tem densidade média de 30 kg/m3) apresente peso equivalente a 1,5 metros de neve mais velha (densidade de 200 kg/m3) que, por sua vez, têm a mesma massa presente em apenas 0,33 metros de gelo (densidade média de 900 kg/m3) . Quanto maior a massa de neve acumulada nas encostas íngremes das montanhas e escarpas, mais intensas serão as avalanches ali geradas.

Avalanche

 
imagem sem direitos autorais: do acervo da Wikipédia communs
 
 
Avalanche é o desmoronamento de camadas de gelo em um local inclinado. Uma camada de gelo cristalizado dentro do manto de neve acumulada pode dar início ao processo. Se esta camada estiver próxima à superfície, ela provoca uma avalanche pouco intensa, que consiste em um aglomerado de neve solta que desce pela encosta da montanha e costumam causar poucos danos às pessoas, animais ou vegetação. Mas, se a camada cristalizada estiver a uma profundidade maior, ou seja, encoberta por uma coluna de neve mais densa, ela pode causar o deslizamento de placas, o que gera uma avalanche muito mais perigosa. Nesse caso, uma porção considerável do manto de neve escorrega sobre sobre uma camada de neve velha e, consequentemente, mais dura, ganhando velocidade, derrubando tudo o que encontrar em seu caminho.

Neve Eterna
 
 
imagem sem direitos autorais: do acervo da Wikipédia communs
 
 

A neve eterna acontece quando camadas de neve são formadas no cume de montanhas muito elevadas, a baixa temperatura local faz com que elas não derretam, mesmo durante os meses do verão, quando a radiação solar é mais intensa. Assim, esses aglomerados de gelo, que cobrem os topos mais elevados recebem o nome de neve eterna.
Este tipo de neve está nos mais elevados topos das cadeias montanhosas, tais como as Montanhas Rochosas, Cordilheira dos Andes, Himalaias e Alpes europeus. Também pode se estruturar sobre topos isolados, como o Monte Kilimanjaro, na África ou o Monte Fuji, no Japão. Normalmente, com o tempo essa neve vai sendo compactada, dando origem a geleiras que deslocam-se para os vales nas proximidades.


Flocos de Neve

imagem sem direitos autorais
 

 
O floco de neve é visto pela sua forma e disposição do cristal de gelo depende das condições de temperatura e pressão no momento da sua formação. Se o cristal viaja rapidamente através da nuvem, o que ocorre dentro das nuvens de tempestades, diferentes condições de formação e de agregação são encontradas, resultando na formação de cristas complexos, deformados e sem formas, mais semelhantes a pequenas bolotas de granizo do que com a neve propriamente dita. Flocos compostos de cristais de gelo perfeitamente alinhados são obtidos sob condições especiais, na presença de umidade e temperatura suficientemente baixas para permitir uma cristalização mais lenta e, consequentemente, uma cristalização em formação dendrítica, assemelhando-se à forma das estrelas.
 
Um vídeo curto explicando como se forma o floco de neve.
 
Uma diversão de crianças que vivem em locais frios
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário