sexta-feira, 21 de março de 2014

Raio Globular


 

Raio Globular
 
Um raio ou relâmpago globular consiste numa descarga elétrica luminosa em forma circular. O fenômeno ainda não foi totalmente explicado pela ciência, mas sabe-se que a descarga tem origem na atmosfera, eventualmente desprendendo-se de uma nuvem, atingindo depois o solo e desaparecendo em poucos instantes.


Clique em mais informações para ver tudo

É um fenômeno natural que é por vezes identificado como um Objeto Voador Não Identificado, consistindo geralmente num círculo de plasma ou gás ionizado. Apresenta uma certa estabilidade durando alguns segundos sendo que, extraordinariamente, pode durar vários minutos. A cor mais comum é descrita como vermelho-alaranjado e o seu tamanho pode variar entre alguns centímetros a um metro.
Embora normalmente ocorram com as tempestades, em algumas ocasiões dão-se mesmo com bom tempo, podendo a sua velocidade atingir os 100 km/h, sendo a sua dinâmica independente da direção do vento ou da gravidade. Produzem sons similares a zumbidos e estalos, libertando à passagem, um odor semelhante a enxofre ou ozônio.

Esse fenómeno tem a capacidade ainda a ser estudada de atravessar matéria, há diversas suposições sobre essa peculiar caraterística, mas acredita-se que é devido ao fato do raio globular ser uma esfera de plasma (gás ionizado e eletricamente estimulado).
 
O fenômeno pode interferir nas emissões de rádio, deixando rastros por onde passa. O seu aparecimento terá afetado pessoas causando queimaduras, paralisias ou até mesmo a morte. Há relatos em cidades do interior em que as pessoas afirmam ter visto um globo de fogo nas ruas.
 
 
 
DADOS GERAIS SOBRE O FENÔMENO DO RAIO ESFÉRICO
 

-O fenômeno do raio esférico é pesquisado desde 1850.
-Cerca de 10.000 observações foram coletadas.
-O cientista Nikola Tesla gerou em laboratório raios esféricos de 1 a 2cm de diâmetro com uma duração de 2 a 3 segundos.
-Raios esféricos foram observados, com diâmetros de 1.5m, 0.1 a 0.2m, e 0.01 a 1.00m.
-Foi registrado o caso de um raio esférico que, ao tocar o solo(uma área de 1.5m de diâmetro)derreteu 440Kg de solo seco e evaporou 175Kg de água.
-A energia termal calculada de um raio esférico é de aproximadamente 10(9)-10(10)J.
-Os raios esféricos surgem e repentinamente desaparecem; atravessam paredes; possuem variedade de cores; há relatos de raios esféricos surgirem dentro de casas, aviões, e até veículos espaciais; atravessam vidraças sem se alterar; algumas vezes foi relatado possuírem cor verde-azulada.
-Usualmente acredita-se que os raios esféricos surgem durante tempestades elétricas; devem possuir pouco peso; há relatos de raios esféricos movendo-se contra o vento, com velocidade de 10m/s, com luminosidade constante por duração de 10 s.
-Existem relatos que confirmam o surgimento de raios esféricos quase imediatamente depois de raios locais.
 
Há relatos do surgimento de raios esféricos por ocasião de acidentes em equipamentos elétricos de alta potência. Também foi relatado que houve o surgimento de raios esféricos simultaneamente com uma descarga elétrica de uma nuvem ao solo. Também foram observados raios esféricos surgirem sem qualquer raio ou tempestade elétrica. Houve mudança de brilho e tamanho; ainda há relatos de raios esféricos gerados no fundo do oceano por aberturas vulcânicas eletrificadas, que saem da água subindo para a atmosfera. Existe um relato de um raio esférico que possuía diâmetro de 6 metros, que persistiu por até 2 horas.
 
MAIS DETALHES SOBRE O FENÔMENO DO RAIO ESFÉRICO
 
Usualmente tem a forma de esfera, mas algumas vezes é oval. É raramente maior que uma bola de tênis, mas alguns pesquisadores acreditam existir formas raras maiores que são ainda pouco conhecidas pela ciência. Podem flutuar livremente pela atmosfera, freqüentemente seguindo linhas de força, tendo efeitos sobre equipamento como acender tubos de néon e danificar circuitos elétricos. A despeito de seu nome, o raio esférico não requer uma tempestade para se formar, e têm surgido de dia e à noite, dentro e fora de casas, em tempo quente, frio ou úmido. Os raios esféricos irradiam pouco ou nenhum calor, apesar de que se tocado pode queimar. Muitos relatos indicam raios esféricos frios. Estudos indicam entretanto que podem atingir temperaturas de 16.000 Celsius.
BL_hung
 Raios esféricos têm sido vistos atrair-se por objetos, especialmente se forem metálicos ou magnéticos.
Tamanho: Raios esféricos tem por volta de 15 a 30cm de diâmetro, apesar de terem sido vistos raios esféricos de tamanhos que variam de 1-2cm até 5-10m. Algumas vezes o tamanho varia durante a observação. Pulsos podem aumentar e diminuir o tamanho numa freqüência constante. Quando decaem diminuem de tamanho. Quando explodem aumentam seu tamanho logo ao final de seu tempo de vida. Há relatos de raios esféricos que se quebraram em vários e recombinaram-se mudando seu tamanho.
 
Diagrama comparativo do tamanho do raio bola:Comparado com a figura humana, vemos um raio bola de 1cm de diâmetro, 15 cm, 30 cm, até 5 e 10 m de diâmetro(muito raros). Para comparação, o desenho de um avião de passeio está inserido


Forma: A maioria dos relatos indicam a forma esférica ou oval. Porém, há relatos com as seguintes formas: retângulos chatos, cubos, torus, sino, nuvem como vapor, colunas, cilindros, forma de bala, cigarro, cone, lenticular, escudo, espiral, etc. Estas formas, no entanto, são mais raras. Algumas vezes, raios esféricos são vistos mudar de forma.
Cor: As cores mais frequentes são o branco e laranja-amarelo. Outras cores menos comuns são vermelho, azul, amarelo, e algumas vezes verde. Há relatos de algumas vezes cores como prata e preto. Alguns raios esféricos mudam de cor, que parecem variar de cor de acordo com a distância.
Velocidade: Qualquer estado estático até inimagináveis velocidades (32.000Km/h).Velocidades freqüentemente variam durante o avistamento. A velocidade mais comum é a de 5m/s que corresponde a 18Km p/h.
Estrutura: Parecem ser algum tipo de plasma ou substância nebulosa. Algumas esferas são translúcidas no centro. Outras aparecem ocas, tomando diferentes formas internamente ou tendo distintas estruturas. A estrutura de alguns raios parece ser dinâmica.
 
Vídeos sobre
 
 
Fontes: auppg.wordpress
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário