sábado, 24 de maio de 2014

Fungos Interessantes



Cogumelo Céu Azul - Entoloma hochstetteri


Crédito da imagem vai para: O usuário do Flick little.tomato 
Clique se quiser ver a imagem maior.


Seu nome cientifico é Entoloma hochstetteri, é uma espécie de cogumelo encontrado na Nova Zelândia e Índia. O pequeno cogumelo possui uma cor totalmente azul.

Possui um pequeno delicado corpo de frutificação, que pode ser encontrado entre musgo ou folha . A tampa pode chegar até 4 cm  de diâmetro e de forma cónica.



Fungo Bioluminescente - Mycena chlorophos  


Crédito da imagem vai para: self, wikipédia commons

Mycena chlorophos é uma espécie de fungo da família Mycenaceae. Descrita pela primeira vez em 1860, o fungo é encontrado na zona subtropical da Ásia, incluindo o Japão, Taiwan, Polinésia, Java e Sri Lanka, na Austrália e no Brasil. Os cogumelos têm limites de cinza-amarronzado pálidos pegajosas de até 3 cm de diâmetro no topo, e hastes de 0,6-3 cm  de comprimento e até um milímetro de espessura. Os cogumelos são bioluminescentes e emitem uma luz verde. A frutificação ocorre em florestas em resíduos lenhosos, como galhos mortos, galhos e troncos. O fungo pode crescer em condições de laboratório, e as condições de crescimento que afetam a bioluminescência têm sido investigados.



Charuto do mal - Chorioactis

Crédito da imagem vai para Tim Jones - Wikipédia commons

Chorioactis é um gênero de fungo que contém a única espécie Chorioactis geaster, o cogumelo é comumente conhecido como charuto do mal ou a estrela de Texas , nos Estados Unidos, enquanto no Japão é chamado kirinomitake. Este cogumelo extremamente raro é notável por sua aparência incomum e distribuição disjunta : ele só é encontrado em alguns locais no Texas e Japão . O corpo da fruta , que cresce em tocos ou raízes mortas de olmos cedro ( no Texas ) ou carvalhos mortos ( no Japão ) , lembra um pouco um charuto marrom escuro ou preto antes que se abre radialmente em um arranjo como uma estrela de 4-7 pontas . A superfície interior do corpo de fruto tem o tecido de esporos conhecida como hymenium , e é de cor branca a castanha , dependendo da sua idade . Quando começa a abertura do cogumelo pode ser acompanhada por um som de assobio distinto e o lançamento de uma nuvem de fumaça de esporos.


Puffball - Lycoperdon umbrinum

Crédito da imagem vai para:  MichaelMaggs - wikipédia commons

Lycoperdon umbrinum, é um tipo de cogumelo Puffball no gênero Lycoperdon. Pode ser encontrada na China, Europa, e na América do Norte

Esta espécie tem um corpo de frutificação que tem a forma de um cilindro ou uma pêra, com uma breve estipe, parcialmente enterrada. Ele possui de 2 a 5 cm de altura, o corpo de frutificação é inicialmente pálido marrom avermelhado, em seguida, para castanho-escuro, e a parede exterior tem delgados, espinhos de até 1 mm de comprimento. Os esporos são aproximadamente esférica, com verrugas finas. É incomum e encontrada principalmente em madeiras de coníferas de solos arenosos.

Coral Violeta - (Clavaria zollingeri)


Crédito da imagem vai para Dan Molter, - wikipédia commons

Pode-se pensar que este fungo esta submerso, porém ele nasce no solo terrestre. Clavaria zollingeri, vulgarmente conhecido como o coral violeta ou o coral magenta, é uma espécie amplamente distribuída de fungo. Possui a cor roxo para corpos de fruto rosa-violeta que crescem até 10 cm de altura e 7 cm de largura. As pontas extremas são frágeis, galhos finos geralmente são arredondados e acastanhada, obtém nutrientes através da decomposição da matéria orgânica. Os corpos de fruto são normalmente encontrados crescendo na terra na floresta, ou em pastagens.

Guarda sol do duende - Mycena interrupta

Crédito do autor vai para:JJ Harrison wikipédia commons

Mycena interrupta, vulgarmente conhecido como guarda-sol do duende, é uma espécie de cogumelo. Tem um padrão de distribuição Gondwana, sendo encontradas na Austrália, Nova Zelândia, Nova Caledônia e Chile. Na Austrália, ele é encontrado em Victoria, Tasmânia, Nova Gales do Sul e Austrália do Sul, e em Queensland onde sua distribuição é limitada ao Parque Nacional de Lamington.

O comprimento da estipe tipicamente varia de 1 a 2 cm de comprimento e 0,1 a 0,2 cm de espessura. É branco, suave e a base da estipe está ligado ao substrato de madeira por um disco branco plano, semelhante a Mycena austrororida, que, ao contrário de M. interrupta está ligado ao substrato de madeira por uma massa de cabelos finos aglutinados. 
Ao contrário de algumas outras espécies de Mycena, Mycena interrupta não é bioluminescente.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário