sexta-feira, 11 de julho de 2014

Animais supreendentes - parte 2

Estranhos Animais


Tartaruga-de-casco-mole

Autor da imagem: Dementia - Wcommuns
 

Trionychidae é uma família de tartarugas de água doce cujos membros são popularmente chamados de tartarugas-de-casco-mole, devido ao fato de sua carapaça não possuir escamas, sendo mais mole e flexível que a das outras tartarugas.
Esses animais têm hábitos carnívoros, se alimentando de peixes, crustáceos, anfíbios e moluscos. São encontrados nos rios e lagos da América do Norte, África e Ásia. Elas possuem um pescoço extremamente longo e um focinho em formato que as permite ficar com o corpo submerso e ainda respirar, mantendo as narinas para fora d'água.


Ogcocephalus darwini


Autor da imagem: Barry Peters`

Este peixe é conhecido principalmente por seus lábios vermelho brilhante.
Peixe-morcego não são bons nadadores; eles usam suas nadadeiras peitorais altamente adaptadas a "andar" no fundo do oceano. Quando o ele atinge a maturidade, a sua barbatana dorsal torna-se uma única projeção espinha (pensado para funcionar principalmente como uma atração de presas). 

Tubarão-duende

 Autor da imagem: Dianne Bray / Museum Victoria - fonte

O tubarão-duende é uma espécie que habita nas águas profundas, raramente é visto com vida.
Atinge até 5 metros de comprimento. Vive no fundo do mar, e já foi encontrado a 1200 metros de profundidade, no oeste do oceano Pacífico, no oeste do Índico e a leste e oeste do oceano Atlântico. Alimenta-se de lulas, camarões, polvos e outros moluscos que também habitam no fundo do mar. Característico por possuir um longo nariz em forma de faca incorporada por minúsculas células sensoriais e uma grande boca com dentes em forma de agulha. Os tubarões-duendes são um dos mais antigos tubarões existentes no mundo atual. Há registro desta espécie ao largo das costas das ilhas japonesas, Austrália e do sul africano.
O tubarão-duende é um animal muito raro de ser encontrado. Desde 1898 foram encontrados 36 espécimes. Pensa-se que esta espécie seja uma das mais antigas de tubarão.
Um dos últimos registros foi feito na costa do Rio Grande do Sul, Brasil. O exemplar foi encontrado, morto, por um barco de pesca a 400 metros de profundidade no dia 22 de setembro de 2011 e doado ao Museu Oceanográfico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Euspinolia ornatula
 Autor da imagem: Gunther Tschuch - Wcommuns

Euspinolia ornatula é, apesar de serem chamados de formiga panda, são vespas sem asa, da família Multilidae, encontrada no Chile.
  
Umbonia spinosa
Autor da imagem: Robert Oelman

Umbonia spinosa é uma espécie de inseto descrito por Fabricius. Umbonia spinosa está incluído no género Umbonia e hornstritar família.No subespécie são listados no Catálogo de vida.

Hemicentetes semispinosus

Autor da imagem: Frank Vassen

É um animal pequeno, com um focinho longo e membros, e uma cauda vestigial. Pelage preto com listras longitudinais amarelas dorsalmente, luz embaixo; espinhos espalhados, alguns farpado e destacável.
O tenrec riscado é o único mamífero conhecido por usar stridulation para gerar som, um método mais comumente associado com insetos e cobras.

Tamarutaca
Autor da imagem: Jens Petersen - Wcommuns

Estomatópode é o nome comum dado aos crustáceos marinhos classificados na sub-classe Hoplocarida, ordem Stomatopoda. Existem cerca de 400 espécies, caracterizadas principalmente pela morfologia de sua segunda pata torácica, que é modificada em apêndice subquelado, lembrando uma pata de louva-a-deus.
Os estomatópodes são predadores ativos que caçam presas com o auxílio de um sentido de visão muito apurado e capaz de interpretar polarização no espectro ultravioleta e infravermelho). Apresentam uma grande variação de tamanho, que pode ir de poucos milímetros até aproximadamente 40 cm nas espécies maiores.

Saiga
Sem direitos autorais

A característica que mais se faz notar na saiga é o seu nariz flexível parecido com o do elefante que serve para aquecer o ar no inverno e impedir a inalação de poeiras e areias. A saiga mede de 0,6 a 0,8 metros até ao ombro e pesa entre 36 e 63 kg. Vivem de 6 a 10 anos. Os machos são maiores do que as fêmeas e só eles apresentam chifres. 

 Autor da imagem: Tiarescott - TerraNova, le désert de Gobi

Se você não viu a parte 1 - clique aqui para ver

Nenhum comentário:

Postar um comentário