quinta-feira, 10 de julho de 2014

Animais Surpreendentes



Estranhos animais

Pichiciego-menor

 Sem direitos autorais - Autor: Daderot

O pichiciego-menor é a única espécie de tatu, são os menores tatus do mundo e uma das raras espécies de mamíferos da América do Sul.
Trata-se de um dos mamíferos mais raros do mundo, sendo encontrado no subterrâneo das planícies da Argentina. Os pichiciegos-menores permanecem em suas tocas durante o dia, saindo à noite para alimentar-se. Sua dieta é composta principalmente de formigas, mas eles também comem larvas de insetos, minhocas, raízes e outras partes de plantas. Hábeis cavadores, podem enterrar-se completamente em questão de segundos.


Elaphodus cephalophus

 Autor da imagem:Heush - Wikipédia

Elaphodus cephalophus é uma pequena espécie de cervídeo caracterizado por um proeminente tufo de pelos pretos na testa e caninos proeminentes nos machos. É muito próximo evolutivamente de Muntiacus, vivendo mais ao norte, em uma ampla região do centro da China e nordeste de Myanmar. Embora sofrendo por conta da caça e perda do habitat, esse cervídeo não está em extinção. É o único membro do gênero Elaphodus. Está restrito às florestas montanhosas acima de 4500 m do nível do mar.

Mara


Mara é um mamífero sul-americano da família Caviidae. Apresenta grande porte, tendo quase o dobro do tamanho de uma lebre europeia adulta, chegando a pesar até oito quilos.
Ainda que tenha o nome popular de lebre-patagônica, é, na verdade, um parente bem distante das lebres. É na verdade um roedor de mesma família das capivaras e cobaias.

Golfinho-do-irrawaddy



O golfinho-do-irrawaddy é um cetáceo encontrado em estuários e próximo à costa do Sudeste asiático.

Gazela-girafa

Autor da imagem:  Aaron Logan - Album


A gazela-girafa é um antílope encontrado em regiões áridas da África. Tal espécie possui pescoço muito longo e fino, que lembra o das girafas.

Dugongo

Autor da imagem: Julien Willem - Wcommuns


O dugongo é o menor membro da ordem Sirenia, uma ordem de mamíferos marinhos que inclui igualmente o peixe-boi ou vaca marinha. O nome dugongo vem da palavra malaia duyung, que significa sereia.

A espécie habitou em tempos todas as regiões tropicais dos Oceanos Índico e Pacífico, mas hoje em dia a sua distribuição é mais limitada. As principais populações vivem na Grande Barreira de Coral ao largo da Austrália e no Estreito de Torres.
Podem atingir os três metros de comprimento e quinhentos quilogramas de peso. Os Dugongos, ao contrário dos Peixe-boi, possuem dentes afiados e são capazes de caçar pequenos animais, como lagostas e outros crustáceos.

Toupeira-nariz-de-estrela


A Toupeira-nariz-de-estrela é um pequeno mamífero cavador que vive em túneis que cava no subterrâneo na América do Norte. Esse animal é notável pelo seu nariz repleto de pequenos apêndices, como se fossem tentáculos, que servem como órgãos sensoriais de tato e ajudam a toupeira a se guiar no escuro de seus túneis. A toupeira necessita desses tentáculos para procurar alimento, já que, como muitas outras espécies de toupeiras, é cega. É um dos mamíferos mais peculiares existentes.

Colugo

Crédito da imagem vai para Pamela Resurreccion em Pinterest 


O Colugo é um mamífero arborícola escalador encontrado no sudoeste asiático. Há somente duas espécies, cada uma delas em seu próprio gênero, as quais formam toda uma família. Cynocephalidae e ordem Dermoptera. Embora sejam os mais capazes de todos os mamíferos escaladores, eles não podem voar de verdade, apenas planar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário