domingo, 6 de abril de 2014

10 Civilizações antigas esquecidas


10 Civilizações antigas esquecidas

Nos livros de história é possível perceber que a maioria das páginas relacionadas as civilizações antigas aparecem geralmente os gregos, egípcios e romanos, estas 10 civilizações listadas aqui mostrara  algumas que provavelmente você não conheça.

10 - Aksum

Aksum

O reino Aksum (ou Axum ) tem sido alvo de inúmeras lendas . Seja como a casa do mítico Preste João , o reino perdido da Rainha de Sabá , ou o lugar de descanso final da Arca da Aliança, Aksum foi durante muito tempo a vanguarda da imaginação ocidental.O reino etíope da realidade, não mito, era uma potência comercial internacional. Graças ao acesso tanto ao Nilo e Mar Vermelho rotas de comércio , comércio Aksumite prosperou , e no início da era comum , a maioria dos povos etíopes estavam sob o domínio Aksumite . Poder e prosperidade de Aksum lhe permitiu expandir para a Arábia . No terceiro século dC , filósofo persa escreveu que Aksum foi um dos quatro maiores reinos do mundo, ao lado de Roma , China e Pérsia.Aksum adotou o cristianismo não muito tempo depois do Império Romano fez e continuou a prosperar através da Idade Média. Se não for para a ascensão e expansão do Islã, Aksum poderia ter continuado a dominar África Oriental. Após a conquista árabe da costa do Mar Vermelho, Aksum perdeu sua vantagem comercial primária sobre seus vizinhos. Claro, Aksum tinha apenas a si mesmo para culpar. Apenas algumas décadas antes, um rei Aksumite tinha dado asilo a primeiros seguidores de Maomé, garantindo, assim, a expansão da religião que irá desfazer o império Aksumite .

9 - Kush

NubianMeroePyramids

Conhecido em fontes egípcias antigas para sua abundância de ouro e outros recursos naturais valiosos , Kush foi conquistada e explorada por seu vizinho do norte por quase meio milênio (cerca de 1500-1000 aC). Mas as origens de Kush se estendem muito mais profundamente os artefatos de cerâmica datados de 8000 aC foram descobertos na região de sua capital, Kerma , e tão cedo quanto 2400 aC , Kush ostentava uma sociedade urbana altamente estratificada e complexa apoiada pela agricultura em grande escala .No século IX aC , a instabilidade no Egito permitiu que os Kushites para recuperar a sua independência. E , em uma das maiores reviravoltas da história da fortuna, Kush conquistou o Egito em 750 aC Para o próximo século , uma série de faraós Kushite governou um território que ultrapassou em muito os seus antecessores egípcios. Foram os governantes Kushite que reviveu a construção de pirâmides e promovido a sua construção em todo o Sudão . Eles acabaram sendo expulsos do Egito por meio de uma invasão assíria , encerrando séculos de intercâmbio cultural egípcio e Kushite .Os Kushites fugiram para o sul e restabeleceu -se em Meroe , na margem sudeste do Nilo. No Meroe , os Kushites rompeu com influência egípcia e desenvolveu sua própria forma de escrita, agora chamado Meroitic . O roteiro continua a ser um mistério e ainda não foi decifrado , ocultando grande parte da história de Kush . O último rei de Kush morreu em 300 dC , embora o declínio do seu reino e as razões exatas para a sua morte permanecem um mistério.

8 - Yam

Kush

O Reino de Yam certamente existiu como um parceiro comercial e possível rival do Império Antigo Egito , mas a sua localização precisa provou quase tão evasivo como o da mítica Atlântida . Com base nas inscrições funerárias do explorador egípcio Harkhuf , parece Yam era uma terra de " incenso , ébano, peles de leopardo , presas de elefante , e bumerangues . "Apesar das alegações de Harkhuf de viagens por terra superior a sete meses egiptólogos há muito colocado a terra de bumerangues apenas algumas centenas de quilômetros do Nilo. A sabedoria convencional era que não havia nenhuma maneira antigos egípcios poderiam ter atravessado a imensidão inóspita do deserto de Saara. Houve também alguma questão de apenas o que eles teriam encontrado no outro lado do Saara. Mas parece que nós subestimamos os comerciantes egípcios antigos , porque hieróglifos descoberto recentemente mais de 700 quilômetros ( 430 milhas ) a sudoeste do Nilo confirmar a existência de comércio entre Yam e Egito e apontar para a localização do Yam nas terras altas do norte do Chade.Exatamente como os egípcios cruzaram centenas de quilômetros de deserto , antes da introdução da roda e , com apenas burros para animais de carga permanece desconcertante. Mas , pelo menos , o seu destino não está mais envolta em dúvida.

7 - O império de Xiongnu

Xi

O Império Xiongnu era uma confederação de povos nômades que dominaram o norte da China a partir do século III aC até o primeiro século aC Imaginem exército mongol de Genghis Khan, mas um milênio antes. . . e com carros . Existem várias teorias para explicar a origem do Xiongnu , e ao mesmo tempo alguns estudiosos argumentam que o Xiongnu podem ter sido os ancestrais dos hunos . Infelizmente, o Xiongnu deixou poucos registros de sua própria trás.O que sabemos é que os ataques Xiongnu em China eram tão devastador que o imperador Qin ordenou os primeiros trabalhos de construção da Grande Muralha. Quase meio século depois, invadindo e demandas de tributo persistente do Xiongnu forçou os chineses , desta vez sob a dinastia Han, que reforce e expandir a Grande Muralha ainda mais. Em 166 aC, mais de 100.000 cavaleiros Xiongnu conseguiu chegar a 160 km (100 km) da capital chinesa antes de finalmente ser repelidos. Levou uma combinação de discórdia interna , disputas de sucessão , e os conflitos com outros grupos nômades para enfraquecer o suficiente Xiongnu para os chineses para finalmente afirmar alguma aparência de controle sobre seus vizinhos do norte . Ainda assim, o Xiongnu foi a primeira, ea mais longa duração, dos impérios asiáticos nômades das estepes .

6 - Greco-Bactria

hoplites

Greco- Bactria também muitas vezes , ao narrar a vida e as conquistas de Alexandre, o Grande , deixamos de lembrar os homens que o seguiram para a batalha. O destino de Alexander é bem documentada, mas o que dizer dos homens que sangrou por conquistas do jovem gerais?Quando Alexandre morreu de forma inesperada, os macedônios não apenas ir para casa. Em vez disso, seus generais lutaram entre si pela supremacia antes desmembramento do império entre aqueles em pé à esquerda. Seleuco I Nicator feito muito bem, tomando para si praticamente tudo, desde o Mediterrraean , a oeste com o que é hoje o Paquistão , no leste. No entanto, mesmo o império selêucida é bastante conhecido em comparação com o estado de lasca de Greco - Bactria .No terceiro século antes de Cristo, na província de Bactriana ( no que é hoje o Afeganistão eo Tadjiquistão) tornou-se tão poderoso que declarou a independência . Fontes descrever uma terra rica " de mil cidades", e a grande quantidade de sobreviver cunhagem atesta a uma sucessão ininterrupta de reis gregos abrangendo séculos. Localização da greco- Bactria tornou um centro de fusão para uma ladainha de culturas : os persas , indianos, citas e uma série de grupos nômades , contribuíram para o desenvolvimento de um reino totalmente único. Claro , a localização do Greco - Bactria e riqueza também atraiu atenção indesejada e , no início do século II aC , a pressão dos nômades ao seu norte forçou os gregos ao sul para a Índia .Em Alexandria no Oxus , ou Ai Khanoum como é conhecido agora , a evidência fascinante para esta combinação radical da cultura grega e oriental foi descoberto , antes de lutar durante a guerra soviético-afegã destruiu o local em 1978. Durante o período de escavação , as moedas da Índia , altares iranianos , e estátuas budistas foram encontrados entre as ruínas da cidade decididamente grego , que era completa, com colunas coríntias, um ginásio , um anfiteatro e um templo que combina elementos gregos e zoroastristas .

5 - Yuezhi

 rsz_kanishka-g62-62701

O Yuezhi são notáveis ​​por ter todos aparentemente combatido. Imaginem o Yuezhi como o Forrest Gump da história antiga, porque há vários séculos, apareceu no fundo de um número improvável de eventos significativos em toda a Eurásia.O Yuezhi originou-se como uma confederação de várias tribos nômades nas estepes ao norte da China. Comerciantes Yuezhi variou ao longo de grandes distâncias para trocar de jade , seda, e cavalos. O seu comércio florescente colocou em conflito direto com o Xiongnu, que eventualmente foram forçados a deixar o jogo de comércio chinês .O Yuezhi então para o oeste , onde se encontrou e derrotou o greco- los Bactrians - forçando a se reagrupar na Índia. Migração do Yuezhi para Bactria também deslocou um povo chamado a Saka , que responderam por ultrapassagem partes do Império Parto . Tribos de citas e Saka eventualmente se estabeleceram em todo o Afeganistão . No primeiro e segundo séculos dC, o Yuezhi lutavam essas mesmas citas , além da guerra ocasional no Paquistão e Han China. Durante este período , as tribos Yuezhi consolidado e estabelecido uma economia sedentária, agrícola. Este império " Kushan " sobreviveu por três séculos , até que as forças da Pérsia , Paquistão e Índia todos reconquistou seus antigos territórios.
 
4 -  Reino de Minitanni

Nefertiti

O estado Mitanni existe desde cerca de 1500 aC até o ano de 1200 aC e consistiu do que é hoje a Síria eo norte do Iraque. Provavelmente, você já ouviu falar de pelo menos um Mitannian , pois há evidências que sugerem que a famosa rainha do Egito Nefertiti nasceu uma princesa no estado da Mesopotâmia . Nefertiti foi provavelmente casada com o Faraó , como parte de um esforço para melhorar as relações entre os dois reinos .Os Mitannians são acreditados para ter sido indo-ariana em sua origem e sua cultura demonstra até que ponto a antiga influência indiana penetrou cedo civilização do Oriente Médio. Mitannians desposada crenças hindus como karma , reencarnação, e cremação , as crenças que fazem a ligação entre Mittanni e Egito ainda mais intrigante . Nefertiti e seu marido, Amenhotep IV , estiveram no centro de uma revolução religiosa de curta duração no Egito, embora só podemos adivinhar o quanto de que pode estar relacionado com a sua origem estrangeira . Mas Nefertiti é conhecido por ter sido muito influente , e foi muitas vezes representado em situações , como ferir um inimigo , que eram normalmente reservados para o Faraó.Embora grande parte do acima permanece especulativa , os estudiosos estão esperançosos de que futuras escavações vai descobrir a capital Mitannian de Washukanni e revelar mais sobre o antigo reino .

3 - Tuwana

twostonetablets

Reinos não vêm muito mais perdida ou esquecida do que Tuwana . Quando o Império hitita ( o cão alfa da Idade do Bronze da Anatólia ) caiu, Tuwana era um de um punhado de cidades-estados que ajudou a preencher o vácuo de poder no que hoje é a Turquia.Durante o nono e oitavo séculos aC, Tuwana ganhou destaque em uma série de reis , dos quais apenas alguns são conhecidos a partir de inscrições . Tuwana alavancou sua posição entre o frígio e impérios assírio para facilitar o comércio em toda a Anatólia. Como resultado, acumulou riqueza significativa .Além de sua economia baseada no comércio forte, Tuwana parece ter possuído grandes riquezas culturais. O reino usou uma linguagem hieroglífica chamado Luwian , mas depois adotou a escrita fenícia alfabética. Acontece que este poderia ter sido muito importante , uma vez que a posição da Tuwana como um elo entre o leste eo oeste colocar o reino esquecido em contato com elementos da cultura grega antiga. É possível que um resultado de toda a interação linguística na Tuwana pode sido a origem do alfabeto grego . Nada mal para um reino que você nunca ouviu falar.Parece localização central do Tuwana ea desunião dos Anatólia cidades-estado fez o reino maduro para a tomada no início dos anos 700s BC À medida que o Império Assírio expandiu para o oeste, ele enrolou cada um dos pós- hititas cidades-estado ao longo de seu caminho até a controlar a maior parte do Oriente Médio.Se isso tudo soa um pouco especulativo , é porque até 2012 , tudo o que se sabia sobre Tuwana foi baseada em um punhado de inscrições e algumas menções em alguns documentos assírios . A recente descoberta de uma gigantesca cidade que se acredita ser a base do poder de Tuwana está mudando tudo isso .Com um achado tão grande e bem preservado , os arqueólogos começaram a juntar a história de um reino poderoso e rico , que controlava o comércio através da Cilician Gates, durante vários séculos . E considerando que o passe Cilician era como um Silk Road altamente comprimido , o potencial arqueológico do Tuwana é tremenda.

2 - Império Mauryan

 kingdom
Chandragupta Maurya era essencialmente Alexander da Índia, o Grande. Então, é justo que os dois homens supostamente atendidas. Chandragupta procurou ajuda macedónio em sua oferta para o controle do subcontinente, mas as tropas de Alexandre estava muito ocupado com um motim.

Destemido, Chandragupta uniu a maior parte da Índia sob seu domínio e venceu todos os cantos no subcontinente. Ele fez tudo isso por 20 anos. Depois da morte de Alexandre, que era o Império Maurya que impediu seus sucessores de expandir mais longe para a Índia. Chandragupta pessoalmente derrotado vários generais macedónios na batalha, após a qual os macedônios preferido acordo ao invés de arriscar uma nova guerra aberta.

Ao contrário de Alexandre, Chandragupta deixou para trás uma burocracia cuidadosamente planejado e governo para garantir a duração do seu legado. E poderia ter sobrevivido por mais tempo se não fosse por um golpe de Estado em 185 aC que deixou a Índia dividida, fraca e aberta à invasão dos gregos apenas ao seu norte.

1 - Indo-Gregos

 GandharaDonorFrieze2

Há uma razão para que você não pode falar sobre o mundo antigo , sem trazer os gregos - aqueles helenos estavam por toda parte . Como mencionado anteriormente, as pressões externas condenado greco- Bactrians , mas o reino indo- grego carregava a tocha para a cultura helenística por mais dois séculos , no noroeste da Índia.O mais famoso dos reis indo- gregos , Menandro , supostamente convertido ao budismo após um longo debate com o filósofo Nagasena , que gravou a conversa em " As Perguntas do Rei Menandro . " Influência grega pode ser visto claramente na fusão de estilos artísticos . Embora sobreviva estatuária é escassa, alguns achados mostram monges budistas e devotos esculpidas em estilo grego definitivamente , completo com túnicas gregas.Com base em algumas moedas indo- grego feito usando um processo metalúrgico exclusivo para a China , acredita-se , existia um comércio intenso entre os dois estados. As contas do explorador chinês , Zhang Qian, atestam esse comércio já no final do segundo século aC A queda do reino indo- grego parece ter sido a combinação de Yuezhi invasão do norte e expansão indiana nativa do sul.

listverse

Nenhum comentário:

Postar um comentário