segunda-feira, 21 de abril de 2014

Vento Solar


Vento Solar
 

Vento solar é um fenômeno que ocorre a todo momento, são emissões de partículas portadoras de cargas provenientes do Sol, mais precisamente da coroa solar, estas partículas percorrem grandes distâncias juntas, e possuem campo magnético. A terra também tem seu campo magnético, e por isso nos protege dessas partículas, impedindo de chegar no solo do planeta, mas nem todas as partículas são defletidas, os neutrinos conseguem atravessar o campo magnético, mas estes não causa nenhum dano, por ser extremamente pequenos tem penetrabilidade alta.

Quando as partículas do vento solar e poeira espacial impactam com a alta atmosfera de nosso planeta, são orientadas pelo campo magnético da terra, e formam o fenômeno conhecido como Aurora Boreal.

Vento solar também faz existir as caudas dos cometas, pois quando estas partículas encontram o cometa, elas o atinge e o corroí e deixa uma rastro de materiais retirados do cometa, e esses restos de cometas, formam o que chamamos de cauda do cometa, é possível saber a direção do vento solar, pois a direção da cauda do cometa é a mesma direção do vento.

Acervo pessoal
 
No Sol ocorre algumas explosões, e estas podem aumentar a intensidade do vento solar, e essa onda de vento intenso chega a terra, com isso esse fenômeno pode influir diretamente nos sinais de rádio na atmosfera, usados para comunicação, como o rádio, e também descontrola o voo dos pássaros, pois eles se orientam pelo campo magnético da terra. Se o vento solar for de enorme intensidade pode causar tempestades Geomagnéticas, que alteram o clima no planeta.

Depois que essas partículas chegam muito longe acabam por perder energia e se dissipam pelo universo.

A composição do vento solar não é ainda conhecida completamente, mas sabe-se que possui plasma (partículas ionizadas), subpartículas e partículas pesadas (maior massa molar) carregadas de átomos ionizados. Presume-se que as partículas são aceleradas por reações termonucleares do Sol, em velocidades aproximadas em 400 km/s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário