domingo, 20 de abril de 2014

Plantas raras

Algumas das plantas mais raras e diferentes do mundo.

Calliandra hygrophila

 File:Calliandra tweedi.jpg
Fotografado por Andreas Praefcke, Wikipédia communs

A Calliandra hygrophila é uma rara espécie de planta que pode ser encontrada no Brasil, mais precisamente nos campos rupestres da Serra do Sincorá, no Mucugê, estado da Bahia. Suas flores tem formato globoso e são formadas por inúmeros estames longos e finos, de cor avermelhada.

Sobre o gênero:

Calliandra é um gênero botânico que compreende aproximadamente 200 espécies de plantas com flores que pertence à família Fabaceae, subfamília mimosoideae. Essas espécies estão presentes na Ásia, África, América do Norte, América Central, América do Sul e Austrália. Podem ser arbustos ou pequenas árvores.

Rafflesia Arnoldii


File:Rafflesia 80 cm.jpg
Fotografada por Steve Cornish (cornstaruk) from Marlow, UK, Wikipédia comuns
 

Rafflesia arnoldii é um membro do gênero Rafflesia. Está planta é conhecida por produzir a maior flor individual na Terra. Essa planta tem um odor muito forte e ruiml de carne em decomposição, assim como a Amorphophallus titanum.

É tipicamente encontrada nas florestas tropicais de Bornéu e em Sumatra. Apesar de existirem algumas plantas com flores órgãos maiores, como a Amorphophallus titanum e Corypha umbraculifera, ela tem o seu destaque.

Rafflesia arnoldii é uma das três flores nacionais da Indonésia, sendo os outros dois o jasmim branco e orquídea lua. Foi oficialmente reconhecida como uma "flor rara" nacional.

A flor da Rafflesia arnoldii cresce a um diâmetro de cerca de um metro e pesa até 11 kg. Ele vive como um parasita na videira Tetrastigma , que cresce apenas no ensino fundamental em florestas tropicais. Semelhante a fungos , os indivíduos crescem como cordões de fio de tecido completamente encaixadas dentro e em contacto íntimo com as células hospedeiras em torno do qual se obtêm os nutrientes e água . Esta planta não produz folhas, caules ou raízes e não tem clorofila. Talvez a única parte da Rafflesia que é identificável como distintamente planta é as flores; embora , mesmo estes são incomuns , uma vez que atingir proporções. O odor da planta atrai insetos, como moscas que servem para polinizar a planta rara.


Hydnora africana
Imagem sem direitos autorais

 

Hydnora africana é uma planta nativa da África do sul, não possui clorofila, é parasita nas raízes de outra planta. A planta cresce no subsolo, com exceção de uma flor carnuda que emerge acima do solo e emite um odor para atrair sua polinizadores naturais, escaravelhos, e besouros carniça. As flores agem como armadilhas temporárias, mantendo os besouros que entram o tempo suficiente para eles para pegar pólen.

 

Pinguicula gigantea

 File:Pinguicula ne1.JPG
Fotografado por Noah Elhardt , Wikipédia Communs

Pinguicula gigantea um tipo de planta também conhecida como plantas pegajosas. Por que ela captura qualquer coisa que cair em suas folhas e imediatamente começar a digerir, porque a superfície superior da planta está coberta de enzimas digestivas pegajosas para as vítimas que caem na armadilha, geralmente mosquitos.


Aldrovanda vesiculosa

 

Crédito da imagem vai para sarracenia.com

Conhecida como a planta roda d'água, a planta capta pequenos invertebrados aquáticos usando armadilhas semelhantes aos da dionéia (aquele que tem uma armadilha para moscas, que assim que entram a planta se fecha). As armadilhas são dispostas em espirais em torno de um tronco flutuante central, dando origem ao nome comum. Esta é uma das poucas espécies de plantas capazes de movimento rápido.

Até 19 espécies extintas são conhecidos. Esta planta tem diminuído ao longo do século passado para apenas 50 populações existentes confirmados em todo o mundo. Estes permanecem espalhados por toda a Europa, África, Ásia e Austrália.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário