quarta-feira, 23 de abril de 2014

Vela Solar


 

Vela Solar


São chamados de Velas Solares, uma tipo de propulsão que utiliza a pressão da radiação luminosa do sol, composta por fótons, para gerar aceleração no móvel.

As velas solares são confeccionados em grandes espelhos de pouca massa que adquirem velocidade ao refletirem os fótons, a pressão que se forma impulsiona o veículo, é cerca de Pa, pode ser pequena porém a aceleração é continua por muito tempo. Várias tecnologias foram teorizadas a partir de velas solares de com usos para pequenas alterações de órbitas de satélites a propulsão de veículos espaciais para viagem interestelar.


Imagem sem direitos autorais

A tecnologia está atualmente em desenvolvimento de construção de velas solares, porém nenhuma missão espacial com uso de velas solares ainda foi usado. No ano de 2005, em resposta à falta de interesse governamental pelo projeto da vela solar, a organização Sociedade Planetária, movida por entusiastas, lançaria a espaçonave Cosmos 1, com propulsão baseada na tecnologia, porém, o projeto fracassou pois houve uma falha no foguete que iria lançar a espaçonave de um Submarino, no Mar de Barents.

O conceito da vela solar data desde o século XVII, com Johannes Kepler. E Friedrich Zander na década de 1920 novamente propôs esse tipo de tecnologia, que tem sido gradualmente refinada. O intenso interesse recente de estudos científicos começou com um artigo do engenheiro e autor de ficção científica Robert L. Forward em 1984.

É possível controlar a vela solar, mudando os ângulos da espelho refletor, inclinando a superfície reflexiva em certos ângulos para a fonte luminosa, gera-se propulsão na direção desejada, ajustes nos ângulos das velas podem ser feitos com a ajuda de pequenos motores elétricos, para que a vela se incline e possa gerar propulsão na direção desejada.

Robert L. Forward mostrou que uma vela solar poderia ser utilizada para manipular a órbita de um satélite, e também propôs o uso de lasers para impulsionar velas solares, Um feixe suficiente poderoso atingindo uma vela solar por tempo suficiente poderia acelerar uma espaçonave a uma velocidade alta, mas para isso seria necessário ter, lasers incrivelmente poderosos, e outros itens ópticos que o acompanham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário