sábado, 26 de abril de 2014

O elemento químico Gálio (Ga)


Gálio

Elemento químico de símbolo Ga, é um metal de massa atômica igual a 69,7 u, um metal do grupo 13 (IIIA)  e 4° período da tabela periódica.
 

Fotografia de en:user:foobar, Wikipédia communs

Esse elemento é interessante por uma característica semelhante ao mercúrio, o Gálio é um metal que se torna líquido em aproximadamente 29 °C, por tanto é um metal mole, derrete na mão, tem cor prateado brilhante. A faixa de temperatura entre a transformação entre dois estados físicos é a mais alta entre os metais, 2.174 °C separam o ponto de fusão do ponto de ebulição. Outra característica desse elemento é que ele flutua no seu líquido do mesmo modo que o gelo flutua na água, ele se expande aproximadamente 3,1% ao solidificar-se.

Imagem de infoescola
 
Esse elemento tende a ficar no estado líquido, mesmo com a diminuição da temperatura, sendo necessário agitar o líquido para que se torne sólido, isso ocorre com a água como mostra o vídeo abaixo:

O nome Gálio faz referência Gallia local onde morava Lecoq  de Boisbaudran, o descobridor do elemento, esse achado ocorreu em 1875. Lecoq usou jogo de palavras para dar nome a esse elemento pois Gallus uma palavra parecida com Gálio, significa galo, e galo é coq em francês, e coq tem em seu nome.

Mendeleyev  previu  as propriedades desse elemento baseando-se na tabela periódica. Na época ele chamou esse elemento de eka-aluminio.

Encontra-se gálio como traços em minerais como o carvão, bauxita, diáspora e outros.

Algumas aplicações do Gálio:

- Devido ao seu intenso aspecto prateado brilhante é usado nos espelhos;
sem direitos autorais
- Em termômetros para medir altas temperaturas, vira vapor somente em aproximadamente 2200°C;

- O isótopo radioativo Ga-67 é empregado em medicina nuclear;

Nenhum comentário:

Postar um comentário