sexta-feira, 18 de abril de 2014

Animais pré-históricos

Animais pré-históricos

Algumas informações principais de animais pré-históricos.
 
Estemmenosuchus
 
 File:Estemmenosuchus Tyrrell.jpg
Fotografado por Roland Tanglao, de Vancouver, Canadá - Wikipédia comuns


Estemmenosuchus que significa "crocodilo coroado" em grego. Ele viveu durante a parte do meio do Permiano Médio ao redor 267 milhões ano atrás. São caracterizados por estruturas no chifre, que provavelmente foram utilizados para se diferenciar entre as espécies. Ambas as espécies de Estemmenosuchus são do Perm, uma região da Rússia.
File:Estemmenosuchus BW.jpg
Imagem de Nobu Tamura - Wikipédia communs
Estemmenosuchus era espaçoso, podendo atingir um comprimento de corpo de mais de 3 m. Seu crânio era longo e maciço, até 65 cm de comprimento, e possuía vários conjuntos de grandes chifres, algo semelhante aos chifres de um alce, crescendo para cima e para fora dos lados e na parte superior da cabeça.
O crânio se assemelha ao da Styracocephalus superficialmente, mas as "pontas" são formadas a partir de diferentes ossos; em Estemmenosuchus, os chifres estão localizados sobre a frente e salientes para cima, enquanto que em Styracocephalus é de outro modo.
Uma visualização de como ele seria:
File:Estemmenosuchus mirabilis 1.jpg
Imagem de Philip72 , Wikipédia communs
 
Dunkleosteus
 
File:Dunkleosteus skull QM email.jpg
Imagem sem direitos autorais
 
Dunkleosteus  é um gênero de peixe pré-histórico que existiu durante o período Devoniano tardio, cerca de 380 - 360 000 000 anos atrás. A maior espécie , D. terrelli , mediu até 10 metros e pesava 3,6 toneladas, foi um grande carnívoro e esplendido predador..
Novos estudos revelaram várias características, tanto em sua comida e biomecânica, bem como a sua ecologia e fisiologia. Placodermi apareceu pela primeira vez no Siluriano , e o grupo extinguiu-se durante a transição do Devoniano ao Carbonífero , sem deixar descendentes. A classe durou apenas 50 milhões de anos.

File:Dunkleosteus interm1DB.jpg
Imagem feita por Creator:Dmitry Bogdanov , Wikipédia comuns
 
É possível perceber que a mordida desse peixe é extremamente forte olhando as figuras, o mecanismo da mandíbula permitiu D. terrelli tanto para alcançar uma alta velocidade de abertura da mandíbula , abrindo suas mandíbulas em 20 milissegundos e completando todo o processo em 50-60 milissegundos , comparáveis ​​aos peixes modernos que usam alimentação de sução para ajudar na captura de presas ; e produzir altas forças de mordida ao fechar a mandíbula , estimado em 6,000 N na ponta e 7,400 N  na borda da lâmina nos indivíduos maiores . as pressões geradas nessas regiões eram suficientemente elevadas para perfurar ou cortar através da cutícula ou armadura dérmica  sugerindo que D. terrelli foi perfeitamente adaptado ao predar de natação livre , presas muito resistêntes como artrópodes, amonites e outros placodermos.
Devido à sua natureza fortemente blindado, Dunkleosteus foi, provavelmente, um nadador relativamente lento, mas poderoso. Pensa-se ter residido em diversas zonas de águas costeiras.
 
Acrophyseter
 
Acrophyseter é um gênero de baleias que viveram cerca de 6 milhões de anos atrás, seu fóssil foi encontrado na Formação Pisco, no Peru.

 
Acrophyseter  era relativamente pequenos em torno de 4 m e tinha dentes de ambos os maxilares superior e inferior. Estes dentes eram grandes , afiados, e podem definir com firmeza furos profundos. Os dentes posteriores inferiores foram juntos sugerindo que eles foram utilizados para corte, ao contrário da alimentação de sucção usada por baleias cachalotes atuais , que nem sequer têm dentes em suas mandíbulas superior . Estas diferenças implicam que Acrophyseter eram alimentados com, comparativamente, grandes presas , como as baleias ainda menores como Piscolithax , pinípedes , Acrophoca e pinguins como Spheniscus urbinai que viviam na área naquele momento.
 
 
Elasmosaur
 
 File:Elasmosaurus NT.jpg
Imagem feita por Nobu Tamura , Wikipédia comuns
 
Elasmosaurus é um gênero de plesiossauro com um pescoço extremamente comprido que viveu no período Cretáceo Superior, cerca de 80,5 milhões de anos atrás.
Elasmosaurus teve cerca de 14 m de comprimento e pesava mais de 2.000 kg, tornando-o entre os maiores plesiossauros. Ele difere de todos os outros plesiossauros por ter seis dentes por pré-maxila (os ossos no ponta do focinho ) e  no pescoço vértebras cervicais .O crânio era relativamente plano, com um número de dentes pontiagudos.
 
Gigantopithecus
 
 File:Gigantopithecus v human v1.svg
Imagem feita por Discott , Wikipédia comuns
Comparação de tamanhos
 
Gigantopithecus, é um gênero extinto de macaco que existiu a talvez nove milhões ano ou tão recentemente como há cem mil anos atrás, no que hoje é Nepal, China, Índia e Vietnã, colocando Gigantopithecus no mesmo período de tempo e localização geográfica como várias espécies de hominídeos. O registro fóssil sugere que os indivíduos das espécies Gigantopithecus blacki foram os maiores macacos que já viveram, altura de 3 m e pesando até 540 kg.
 
 
Dimorphodon
 
 File:Dimorphodon2DB.jpg
Imagem feita por Creator: Dmitry Bogdanov, Wikipédia comuns
 
Dimorphodon era um gênero de pterossauro de porte médio do período jurássico. Foi nomeado pelo paleontólogo Richard Owen em 1859. Dimorphodon significa "duas formas de dente".
Dimorphodon tinha 1 m  de comprimento, com uma envergadura de 1,45 metros.  A cauda de Dimorphodon foi longa e era constituída de trinta vértebras.
 
Meganeura
 
 File:Meganeura.jpg
Imagem criada por Dodoni, Wikipédia communs
 
Meganeura é um gênero de insetos extintos do período Carbonífero, aproximadamente, 300 milhões de anos atrás, que se assemelhava com as libélulas atuais. Com envergadura de até 65 cm, Meganeura é uma das maiores espécies de insetos voadores conhecidos. Meganeura era predadora, e alimentava-se com outros insetos.


Os fósseis foram descobertos em 1880. Em 1885, o paleontólogo francês Charles Brongniart descreveu e nomeou o fóssil "Meganeura" (grande de nervos), que refere-se à rede de veias nas asas do inseto. Outra amostra de fósseis foi encontrado em 1979 em Bolsover em Derbyshire. O holótipo está alojado no museu nacional naturelle d'histoire,em París.

 

Arthropleura
 
 File:Giardino dei semplici, mostra dinosauri, arthropleura armata.JPG
Crédito da imagem vai para sailko, dono da imagem, Wikipédia communs

Arthropleura é um gênero extinto de artrópedes, tinha entre 0,3-2,6 metros  de comprimento, se assemelha com as centopéias. As espécies maiores do gênero são os maiores invertebrados terrestres conhecidas de todos os tempos.
Contrariamente às crenças anteriores e populares, Arthropleura não era um predador, mas um artrópode herbívoro. Porque nenhum dos fósseis conhecidos têm a boca preservada, os cientistas supõem que Arthropleura não têm fortemente peças poderosas da boca, porque se tivesse teria sido preservada pelo menos em alguns dos fósseis . Alguns fósseis foram encontrados com fragmentos de plantas e esporos de pteridófitas no intestino. Pegadas fossilizadas de Arthropleura foram encontrados em muitos lugares. Estes aparecem como linhas longas, paralelas de pequenas estampas , que mostram que ele moveu-se rapidamente pelo chão da floresta , desviando para evitar obstáculos , tais como árvores e pedras . Suas faixas têm o nome cuithensis ichnotaxon Diplichnites . Arthropleura foram extintos no início do período Permiano , quando o clima úmido começou a secar , destruindo as florestas tropicais do Carbonífero , e permitindo que a característica da desertificação do Permiano .
 
Deinotherium
 
 File:Deinotherium12.jpg
Imagem feita por Creator:Dmitry Bogdanov, Wikipédia communs
 
Deinotherium, este nome significa: terrível besta,  foi um grande parente pré-histórico dos elefantes modernos que apareceram no Mioceno Médio e sobreviveram até o Pleistoceno. Na vida, ele provavelmente se assemelhava elefantes modernos, exceto que seu tronco era mais curto, e tinha presas curvas abaixo, ligados ao maxilar inferior.
O grande grupo ao qual pertencem os elefantes anteriormente continha vários outros grupos relacionados : além dos deinotheres , havia os gomphotheres (alguns dos quais tiveram pá - como os dentes da frente mais baixa ), e os mastodontes . Só elefantes sobrevivem até hoje.Três espécies são reconhecidas , todos de grande tamanho.
Um crânio inteiro, encontrados em 1836, medido 1,2 m de comprimento e 0,9 metros de largura, o que indica um animal superior a elefantes modernos de tamanho.
 
Opabinia
 
 File:Opabinia BW2.jpg
Imagem criada por Nobu Tamura, Wikipédia communs
 
Opabinia é um gênero extinto de artrópodes, era um animal de corpo mole de tamanho modesto, e seu corpo segmentado tinha lóbulos ao longo dos lados e um ventilador - cauda em forma . A cabeça mostra características incomuns: cinco olhos, uma boca sob a cabeça e voltada para trás , e uma tromba que provavelmente passava a comida à boca . Opabinia provavelmente viveu no fundo do mar , usando a tromba para procurar pequenos, alimentos moles .Quando a primeira análise aprofundada da Opabinia em 1975 revelou suas características incomuns , ele foi pensado ser uma espécie fora de qualquer organização (filo, em taxonomia).
 
Edestus
 
 File:Edestus protopirata1DB.jpg
Imagem criada por Creator: Dmitry Bogdanov, Wikipédia communs
Edestus viveu nos oceanos de todo o mundo durante o final do período Carbonífero. Todas as espécies são conhecidos apenas a partir de seus dentes. Maiores espécies, E. giganteus , poderia chegar a 6 m de comprimento, o tamanho de um grande tubarão branco moderno.Tal como os seus outros parentes , como Helicoprion , e ao contrário de tubarões modernos , as espécies de Edestus tinha dentes entre parênteses curvos, e não perdia os dentes à medida que se tornavam desgastados. No caso Edestus, havia apenas uma única fileira de dentes em cada mandíbula, de modo que a boca teria se assemelhava a uma monstruosa tesoura . O grau de curvatura dos suportes de dentes , juntamente com o tamanho são distintos em cada uma das espécies .
Como os dentes são afiados e serrilhados , todas as espécies são consideradas como carnívoras.
 
Helicoprion
 
Sem direitos autorais

Helicoprion é um gênero de um extinto peixe. Quase todos os espécimes fósseis são dispostas em espiral os dentes desses peixes, chamados "espirais de dente". Helicoprion surgiu primeiro nos oceanos do final do Carbonífero a 310 milhões anos atrás, e sobreviveram ao evento de extinção do Permiano-Triássico, e eventualmente tornaram-se extintos durante o início do Triássico, 250 milhões de anos. Os parentes vivos mais próximos de Helicoprion são os peixes quimeras.
 
Os fósseis conhecidos deste animal são os dentes, que foram dispostos em uma espiral que lembra muito uma serra circular. De acordo com  estudos, os fósseis que foram encontrados são, essencialmente, um anel de crescimento , à medida que cada novo conjunto de dentes “nasce”, empurra o conjunto anterior no “cartucho”, e forma uma espiral.
 
Azhdarchid
 
File:Life restoration of a group of giant azhdarchids, Quetzalcoatlus northropi, foraging on a Cretaceous fern prairie.png
Imagem criada por: Mark Witton and Darren Naish , Wikipédia comuns
 

Azhdarchidae é uma família de pterossauros conhecidos principalmente do período cretáceo tardio, embora com umas vértebras isoladas, aparentemente de um azhdarchid é conhecido desde o início do Cretáceo. Azhdarchids incluía alguns dos maiores animais voadores conhecidos de todos os tempos.
Azhdarchids são caracterizados por suas pernas e pescoços extremamente longos. A maioria das espécies de azhdarchids ainda são conhecidos principalmente de seus ossos do pescoço distintos e não muito mais que isso. São distinguidos por suas cabeças relativamente grandes e, mandíbulas longas, que parecem uma lança. Foi sugerido azhdarchids foram skimmers, mas mais pesquisas lançou dúvidas sobre essa ideia, demonstrando que azhdarchids faltavam as adaptações necessárias para um estilo de vida, e que pode ter levado uma existência mais semelhante as cegonhas atuais.
 

Megalodon
 

File:Carcharodon megalodon.jpg
Imagem sem direitos autorais

Megalodon, é uma espécie extinta de tubarão que viveu aproximadamente 28-1500000 anos atrás, durante a Era Cenozoica.
 
 File:Megalodon scale.svg
Imagem criada por Scarlet23, Wikipédia communs
O tubarão de cor verde é o que atualmente vive nos mares e serve como comparação com o Megalodon.
 
O megalodon é considerado como um dos maiores e mais poderosos predadores da história dos vertebrados, e, provavelmente, teve um profundo impacto sobre a estrutura das comunidades marinhas. Restos fósseis sugerem que este tubarão gigante atingiu um comprimento máximo de 14 -18 metros, e também afirmam que houve uma distribuição cosmopolita.  os cientistas sugerem que megalodon parecia uma versão do grande tubarão branco.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário