quinta-feira, 17 de abril de 2014

A Lâmpada incandescênte e a fluorescente

 
Imagem sem direitos autorais, Wikipédia comuns
Exemplo de uma Lâmpada


Lâmpadas

A lâmpada foi e é uma invenção muito inovadora, e  fez mudanças incríveis no modo de viver. Ela é tão importante que é difícil para uma pessoa acostumada com essa luz, viver sem ela, seria impensável. Como o mundo é cheio de contrastes existem cidades / vilarejos que ainda não tiveram acesso a isso, pois não possuem energia elétrica.

Basicamente a função de uma lâmpada é transformar a energia elétrica em energia luminosa.


A invenção da lâmpada é ótima e poderia até ser melhor, porém por questões capitalistas ou mesmo por ser inviável para as empresas fabricantes, as lâmpadas segue um padrão de qualidade programado para entrar em obsolência, teve um fato recente de um espanhol que criou uma lâmpada mais eficiente e que tem duração estimada de 100 anos, mas ele foi perseguido e ameaçado por isso,  por que se essa lâmpada fosse comercializada, mesmo que em um preço mais elevado não traria lucro paras as empresas ou estas entrariam na falência, se fosse vendida, trocar lâmpadas seria um evento muito raro assim como comprar novas lâmpadas. Esse fato utilizado pelas fabricantes de lâmpada se chama obsolência programada.
 
Será explicado o funcionamento das lâmpadas incandescentes e florescentes (lâmpadas frias). A incandescente não tem tanto uso atualmente foram substituídas pelas florescentes, porém as incandescentes são usadas em alguns casos, e é ainda é comercializada.

Lâmpadas Incandescentes

As lâmpadas incandescentes além de transformar energia eletrica em luminosa, traz  também energia térmica motivo pelo qual é considerada não eficiente.

A Lâmpada incandescente possui um bulbo de vidro com um gás dentro, geralmente argônio, pois se fosse o ar a lâmpada queimaria facilmente, precisou usar um gás inerte rarefeito, tem um filamento em espiral, este produzido em um material que suporta altas temperaturas como o tungstênio, e uma rosca e base, que tem como função, basicamente “dar passagem” a eletricidade para o filamento.

Após ligar o interruptor fechando o sistema elétrico, a energia passa pelo fino filamento que incandesce produzindo luz e calor.

Um esquema da lâmpada incandescente:


Lâmpadas fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes também chamadas de lâmpadas frias foi criada por Nikola Tesla, essas lâmpadas emitem muito mais energia eletromagnética em forma de luz do que as lâmpadas incandescentes, e não produz muita energia na forma de calor e por isso são chamadas de lâmpadas frias, por não aqueceram muito, sendo também mais eficientes. E duram cerca de 3 vezes mais que a incandescente.

A lâmpada possui um tubo de vidro com o lado de dentro coberto de um material à base de fósforo que dá a cor branca a lâmpada, dentro do tubo tem gases inertes assim como na incandescente, a baixa pressão, geralmente é o argônio, existe dois eletrodos com filamentos nas extremidades dos tubos.


Um esquema demonstrando a lâmpada fluorescente:     



O funcionamento basicamente é desse modo,  fechando o circuito a energia chega até os filamentos que aquecem o gás e tem-se o inicio o bombardeamento de íons positivos gos gases, que por sua vez emitem radiação ultravioleta, essa radiação excita o material à base de fósforo no tubo que por fim emitem luz visível.
  
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário