quinta-feira, 10 de abril de 2014

Algumas Invenções da idade média

A idade média, muitas vezes chamado de idade das trevas isso por que as pessoas não tinham conhecimento e viviam de superstição, era na verdade um momento de descoberta e de invenções, pois tinha muito que melhorar e aperfeiçoar. A Idade Média também teve grandes avanços em tecnologias que já existiam, bem como a adopção de muitas tecnologias orientais no Ocidente.

 


Moinho da maré - século 7 d.C.
 


 

 
Um moinho de maré é um tipo diferente de moinho de que utiliza a água para impulsionar as pás, tendo base na ascensão e queda das marés. Uma barragem com uma eclusa é criado através de uma entrada de maré adequada, ou uma seção do estuário do rio é feita em um reservatório. Quando a maré sobe, ela entra na lagoa do moinho através de um portão de maneira, e este portão fecha automaticamente quando a maré começa a cair, enfim um sistema automatizado com os recursos que os criadores tinham. Quando a maré está baixa o suficiente, a água armazenada pode ser liberada para virar uma roda d'água. O moinho de maré mais antigo escavado, que data do ano 787 d.C.

 A ampulheta -  século 9 d.C.

 
 
Desde a ampulheta foi um dos poucos métodos confiáveis ​​de medir o tempo no mar, tem-se especulado que ela estava em uso , tanto para trás como o século 11, onde teria complementado a bússola magnética como uma ajuda à navegação . No entanto, não é, até o século 14 que a evidência de sua existência foi encontrada , aparecendo em uma pintura de Ambrogio Lorenzetti 1328. Os primeiros registros escritos vêm do mesmo período e aparecem em listas de navios lojas. A partir do século 15 em diante, eles estavam sendo usados ​​em uma ampla gama de aplicações no mar , na igreja, na indústria e na culinária. Eles foram a primeira medida confiável , reutilizável e razoavelmente precisa de tempo. Durante a viagem de Fernão de Magalhães ao redor do globo , seus vasos mantidos 18 ampulhetas por navio. Foi o trabalho de página de um navio a virar as ampulhetas e, assim, fornecer os horários de log do navio. Meio-dia é o tempo de referência para a navegação, que não dependem do vidro, como o sol estaria em seu apogeu.

 Forno Automatizado - século 12 d.C.

 
 
Os altos-fornos mais antigos conhecidos no Ocidente foram construídas em Dürstel na Suíça , o Märkische Sauerland na Alemanha e na Suécia em Lapphyttan onde o complexo foi ativa entre 1150 e 1350. No Noraskog no município sueco de Järnboås lá também foram encontrados vestígios de altos-fornos datados ainda mais cedo , possivelmente em torno de 1100. Conhecimento de certos avanços tecnológicos foi transmitida como resultado do Capítulo Geral dos monges cistercienses , incluindo o alto-forno, como os cistercienses são conhecidos por terem sido metalúrgicos qualificados. De acordo com Jean Gimpel , o seu alto nível de tecnologia industrial facilitou a difusão de novas técnicas : "Todo mosteiro tinha uma fábrica modelo , muitas vezes tão grande quanto a igreja e apenas alguns metros de distância, e hidráulica levou as máquinas das diversas indústrias localizadas em sua chão. " depósitos de minério de ferro foram muitas vezes doados para os monges , juntamente com forjas para extrair o ferro, e dentro de excedentes de tempo foram sendo oferecido para venda. Os Cistercienses tornaram-se os principais produtores de ferro em Champagne , na França, a partir de meados do século 13 para o século 17, também utilizando a escória rica em fosfato de seus fornos como fertilizante agrícola .
 
 Óculos - século 13



Em 1268 Roger Bacon feito o mais cedo comentário gravado no uso de lentes para fins ópticos, mas lentes de aumento inseridas em quadros foram usados ​​para a leitura, tanto na Europa e na China, neste momento, e é uma questão de controvérsia se o Ocidente aprendeu com o Leste ou vice-versa. Em óculos Europa apareceu pela primeira vez na Itália, a sua introdução está sendo atribuído a Alessandro di Spina de Florença. O primeiro retrato para mostrar óculos é a de Hugh de Provence por Tommaso da Modena, pintado em 1352. Em 1480 Domenico Ghirlandaio pintado St. Jerome em uma mesa da qual pendia óculos; como resultado, São Jerônimo se tornou o santo padroeiro da guilda 'O espetáculo decisores. Os primeiros óculos tinham lentes convexas para ajudar hipermetropia. Uma lente côncava para correção de miopia ou miopia, é evidente pela primeira vez no retrato do Papa Leão X pintado por Raphael em 1517.

 O Relógio Mecânico -  século 13

 
 
 
A origem do relógio escape totalmente mecânica é desconhecida; o primeiro desses dispositivos pode ter sido inventada e utilizada nos mosteiros de pedágio um sino que chamou os monges às orações. Os primeiros relógios mecânicos para os quais existem referências claras foram, máquinas-driven peso grandes instalados em torres e hoje conhecido como relógios de torre. Estes dispositivos iniciais atingiu apenas as horas e não têm as mãos ou um dial. O mais antigo relógio de sobreviver na Inglaterra é que a Catedral de Salisbury, que data de 1386. Um relógio erguido em Rouen, na França, em 1389 ainda existe (foto acima), e um construído para Catedral de Wells, na Inglaterra é preservada no Museu da Ciência em Londres.

 Roda de fiar século 13


 
A roda de fiar, provavelmente, foi inventado na Índia, embora as suas origens são obscuras. Ele chegou à Europa através do Oriente Médio na Idade Média européia. Substituiu o método anterior do giro da mão, em que as fibras individuais foram tiradas de uma massa de realizada em uma vara, ou roca, torcidas em conjunto para formar um fio contínuo, e enrolados numa segunda vara, ou do eixo. A primeira etapa em mecanizar o processo foi para montar o eixo horizontal em rolamentos, de modo que ela pode ser rodado por um cabo que rodeia, uma grande roda de tracção manual. A roca, levando a massa de fibra, foi realizada na mão esquerda, ea roda lentamente virou-se com a direita. Segurando a fibra em um ângulo para o eixo produzido a torção necessário.

Quarentena - século 14 dC

 
No século 14 o crescimento do comércio marítimo e o reconhecimento de que praga foi introduzida por navios que retornam do Levante levou à adoção de quarentena em Veneza. Foi decretado que os navios estavam a ser isolado por um período limitado para permitir a manifestação da doença e para dissipar a infecção trazida por pessoas e bens. Originalmente, o período foi de 30 dias, a trentina, mas isso foi mais tarde estendido para 40 dias Quarantina. A escolha deste período é dito ser baseado no período em que Cristo e Moisés passou em isolamento no deserto. Em 1423 Veneza estabeleceu sua primeira lazaretto, ou estação de quarentena, em uma ilha perto da cidade. O sistema de Veneza tornou-se o modelo para outros países europeus e de base para o controle de quarentena difundido por vários séculos.

A Imprensa de Gutenberg - século 15 dC


 
A primeira menção de uma prensa de impressão é em uma ação judicial, em Estrasburgo, em 1439 revelando a construção de uma imprensa por Johannes Gutenberg e seus associados. Um identificador longo foi usado para transformar um parafuso de madeira pesada, com isso exercer uma pressão contra o papel, que foi colocado sobre o tipo de molde em uma placa de madeira.

Claro que existiram muitas outras invenções porém separei algumas, as invenções da idade média não se restringe a apenas essas minhas escolhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário