quarta-feira, 16 de abril de 2014

Telescópios para observação


Imagem sem direitos autorais, Wikipédia communs

Telescópios 

 
Um telescópio é o olho de um astrônomo a ver um mundo muito acima dele, ou abaixo, trata-se de um instrumento que permite aumentar nossa capacidade de enxergar mais longe, muito mais longe, em locais onde você provavelmente nunca poderia estar.
 
O significado dessa palavra "telescópio" traduz o que foi dito acima, "tele" significa em grego, longe, e "scopio" em grego, significa observar, juntando as palavras dá o sentido: observar de longe.
 


Como enxergamos uma parte do leque de radiações eletromagnéticas, o telescópio além de captar luz visível é capaz de captar outros tipos de radiações, torna-se necessário ter categorias de telescópios, então as categorias são usadas com os próprios nomes de tipos de radiação, assim a telescópios de raio x, de infravermelho, raio gama, entre outros. Por isso tem-se o nome para essas emissões que utilizam antenas, de radio telescopia. Os telescópios são constituídos por sistemas óticos, no estudo da física você pode procurar por refrações e reflexões, estes dois tipos de fenômenos aplicam-se nos telescópios, caso tenha interesse, se tiver os materiais necessários é possível até mesmo você criar um próprio, apesar que a qualidade pode deixar a desejar.
 
Para venda existe mais comumente os refratores e os refletores, um utiliza a refração da luz o outro a reflexão da luz.
 
O refrator é basicamente um tubo com duas lentes a ocular e a objetiva, a luz é captada pela objetiva e depois passa para a ocular que serve como uma lupa e amplia a imagem para ser vista pelo observador. 
 
Um esquema
 
 
Acervo próprio 
 
O refletor é mais complexo que o refrator, pois utiliza uma combinação de espelhos tanto curvos como planos, para refletir a luz e forma a imagem. Uma curiosidade sobre o refletor é que ele é chamado de newtoniano, por ter sido implementado primeiro por Isaac Newton, a ideia já existia, mas anteriormente desistiram da ideia pela dificuldade que tinham em construir um espelho côncavo.
A luz vinda de um local distante entra no telescópio e vai até o fundo dele, encontrando um espelho côncavo, este espelho curvado reflete a luz para outro espelho na sua frente, e este por fim reflete novamente a luz para o observado, que enxerga a imagem.
 
Um esquema demonstrando:

 
 

Acervo próprio
 
Cada tipo de telescópio tem suas vantagens e desvantagens, se alguém tem interesse em comprar um telescópio deve se levar em conta o lugar onde mora, se quer levar o telescópios para muitos locais, não será útil ser muito grande e pesado por exemplo. O Refletor é o mais procurado para observações de nebulosas.




As vantagens do Refrator:

Possui maior estabilidade da imagem;
Redução dos efeitos de deformação;
E pouca manutenção comparado ao refletor.

 As desvantagens do Refrator:


Possuem acromatismo imperfeito, refrações alteram algumas rotas das radiações visíveis, algumas cores mudam;
Dimensões muito grandes, em geral possuem um grande comprimento, depende da capacidade;
Dificuldade na construção, devido a "perfeição" que as lentes devem ter para uma boa observação, desse modo um telescópio refrator de alta qualidade tem alto custo. As vantagens do Refletor:

Possuem acromatismo perfeito, em oposição ao refrator;
Dimensões menores;  

As desvantagens do Refletor:

Precisa de alguns tipos de oculares;
Efeito de convexão de ar, é o movimento do ar dentro do telescópio que pode tirar qualidade da imagem;Aluminização dos espelhos, procedimento que devolve a capacidade de observação, deve ser feitos em média de 2 anos em 2 anos, podendo ser menos ou mais, depende da qualidade da aluminização;
A umidade pode prejudicar o refletor;

Sobre ampliação

Não se pode deixar levar pela ampliação na publicidade de algum telescópio. A ampliação não interessa muito sem qualidade. O número que aparece é possível chegar, mas não conseguira enxergar muita coisa. É possível calcular a ampliação ideal, para fazer isso basta multiplicar a abertura (em cm) do telescópio por 20. Assim um telescópio de 75mm de abertura tem 7,5cm fazendo a conversão, tem uma ampliação máxima ideal de 150X. Se for além desse numero de ampliação a imagem fica distorcida. Se tiver uma publicidade de um telescópio com 600x, basta dividir por 20, este telescópio deverá ter 30 cm de abertura ou seja 300 mm para um boa imagem nessa ampliação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário