segunda-feira, 7 de abril de 2014

Bioluminescência

 


sem direitos autorais, Wikipédia comuns.
 
Bioluminescência

Bioluminescência, o nome tem bio que significa vida e luminescência que é a luz então a bioluminescência é a produção e emissão de luz por um organismo vivo. Trata-se de uma forma de ocorrência natural de quimioluminescência onde substâncias químicas emitem luz, em que a energia resultante de uma reação química é lançada sob a forma de emissão de luz. Muitas criaturas, como os vaga-lumes produzem luciferina, que reage com o oxigênio para ser criado a luz caracteristica, e luciferase (uma enzima), que age como catalisadora da reação, para a acelerar, pois como vimos em enzimas, uma reação pode demorar muito para ser realizada. A reação é muitas vez controlada por cofatores, como ions de cálcio ou ATP. A reação química pode ocorrer tanto dentro como no fora das células.
A bioluminescência acontece em diversos grupos de organismos vivos, desde vertebrados a invertebrados marinhos, assim como em microorganismos e animais terrestres, notoriamente em insetos.


Características


Bioluminescência pode ser entendida como uma forma de emissão de luz fria, pois não emite tanta radiação térmica. Menos de 20% da luz gera radiação térmica. Não deve ser confundida com fluorescência, fosforescência ou refração de luz.
É calculado que a maioria dos animais que se encontram na zona abissal produz, de algum modo, bioluminescência. A maioria da emissão de luz proveniente desses seres pertence ao espectro de luz azul e verde, as cores que mais facilmente se transmitem pela água do mar. No entanto, certas espécies emitem vermelho e infravermelho e o género Tomopteris emite bioluminescência amarela.
Bioluminescência não-marinha é mais raramente encontrada. A forma de bioluminêscencia em terra, mais conhecida em várias regiões no mundo é o vaga-lume, mas também há os fungos como os cogumelos.

Algumas formas de bioluminescência são mais brilhantes à noite, ou mesmo só são brilhosas durante à noite.

crédito da imagem para melvyn yeo

A bioluminescência é usada por diversas funções:



Camuflagem por contrailuminação Em algumas espécies de lulas, bioluminescência com base bacterial é usada para contra iluminação: o animal ajusta a intensidade da sua bioluminescência de modo a igualar a intensidade da luz ambiental em cima dele, resultando numa invisibilidade do animal quando é visto de baixo, pois não será possível enxerga-lo.

Atraindo presas Bioluminescência é algo muito usado para atrair as presas por muitos peixes de águas profundas, como exemplo o Melanocetus johnsonii. Um apêndice pendente que se estende da cabeça destes peixes atrai pequenos animais para uma distância que os possam atacar.


Atrair parceiros é usada comumente pelos vaga-lumes piscando todo o tempo os seus abdómenes no período de acasalamento.


Distração é usada muitas lulas e pequenos crustáceos usam misturas químicas bioluminescentes ou lamas com bactérias bioluminescentes da mesma forma que a maioria das lulas usam tinta. Uma nuvem de material luminescente é soltada pelo animal, distraindo ou repelindo predadores, enquanto as lulas ou crustáceos fogem para um local seguro.

Repulsão As larvas de todas as espécies de vaga-lumes brilham para repelir predadores, pois são muito fácil de serem devorados.

Comunicação entre bactérias desempenha um papel importante no controle da luminescência em muitas espécies de bactérias. Ao usarem pequenas moléculas segregadas para o ambiente fora da célula, elas são capazes de adaptarem o seu comportamento, acionando os genes de produção de luz apenas quando se encontram em zonas de grande quantidade de células.

Iluminação a maioria da vida que tem bioluminescência tem tons de azul ou verde, porém existem espécies animais como o da família Stomiidae (este peixe vale a pena pesquisar, ele usa como se fosse um laser vermelho para acender a vitima para um ataque preciso)que produzem um brilho vermelho. Esta adaptação permite a estes peixes verem presas de cor vermelha, normalmente invisíveis em ambientes de oceano profundo, onde a luz vermelha é filtrada pelas colunas de água.

Exemplo de bioluminescência de cor vermelha:

 
imagem livre de direitos autorais


Sobre Biotecnologia

Organismos bioluminescentes estão em alvo de várias áreas de pesquisa. sistemas com a enzima luciferase são muitos usados no campo da engenharia genética. São também aproveitados para pesquisa médica usando imagiologia bioluminescente. A estrutura dos fotóforos, que são os órgãos que produzem a luz em organismos bioluminescentes, estão atualmente em investigação por designers industriais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário