quarta-feira, 2 de abril de 2014

Painite e Ástato


 
Painite
 
Painite é um mineral borato muito raro. Ele foi encontrado pela primeira vez em Mianmar pelo mineralogista britânico e traficante jóia Arthur CD Dor na década de 1950. Quando foi confirmado como uma nova espécie mineral, o mineral foi nomeado após ele.
A composição química do painite contém cálcio, zircônio, boro, alumínio e oxigênio (CaZrAl9O15 (BO3)). O mineral também contém traços de cromo e vanádio. Painite tem um vermelho-alaranjado ao vermelho acastanhado cor semelhante ao topázio devido a vestígios de ferro. Os cristais são naturalmente hexagonal em forma, e, até o final de 2004, apenas dois haviam sido cortados em gemas facetadas.



Descoberta e ocorrência

Por muitos anos, se sabia que existiam apenas três pequenos cristais painite . Antes de 2005 , havia menos de 25 cristais conhecidos encontrados , embora mais material foi desenterrado recentemente em Myanmar.

Mais recentemente , as amostras painite foram descobertos em um novo local no norte de Mianmar .
Acredita-se que novas escavações nesta área irá produzir cristais mais painite .

 
 
Exploração extensiva na região de Mogok identificou várias novas ocorrências painite que foram vigorosamente explorados , resultando em vários milhares de novos espécimes painite . A maioria dos cristais e fragmentos recentes são escuro, opaco, cristais incompletos . Um número modesto de cristais transparentes foram encontrados e , quer tenham sido guardadas como cristais ou cortados em pedras preciosas.


Originalmente alguns dos espécimes painite conhecidos foram de propriedade privada. O resto das pedras foram distribuídos entre o Museu Britânico de História Natural, Gemological Institute of America , California Institute of Technology e do Laboratório de Pesquisa GRS Gem em Lucerna , Suíça.
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Ástato
 
O astato (também ástato ou astatínio) é um elemento químico de símbolo At e de número atómico igual a 85 (85 prótons e 85 elétrons), com massa atómica de aproximadamente [210] u. É encontrado no Grupo 17 ou VIIA da classificação periódica dos elementos. À temperatura ambiente, o astato encontra-se no estado sólido. Há atualmente cerca de 31g de astato na Terra, sendo assim o elemento mais raro de que se tem notícia.
Foi sintetizado pela primeira vez em 1940 por Dale R. Corson, Kenneth Ross MacKenzie, e Emilio Gino Segrè.
Este elemento altamente radioativo comporta-se quimicamente como os demais halogênios, especialmente como o iodo. O astato tem caráter mais metálico que o iodo. Pesquisadores do Laboratório Nacional de Brookhaven identificaram as reações e as medidas elementares que envolvem o astato. A maioria das características do astato são conhecidos através dos seus isótopos sintéticos.
 
É o elemento mais pesado entre todos os halogênios, e apresenta cinco estados de oxidação: +7. +5, +3, +1 e -1. Forma compostos com outros, halogênios, tais como, AtCl e  AtI. É também um elemento com menor meia-vida, apenas 8,1 horas, isso contribui para ele ser raro, sua massa diminui muito rapidamente com o tempo.
Aplicações
O astato tem maior importância no campo teórico do que no campo prático. Atualmente, não é conhecida nenhuma aplicação prática deste elemento.
Ocorrência
O astato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de astato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas. É encontrado em minerais de urânio e tório, porém em quantidades muito pequenas (traços). É resultante do lento decaimento do urânio e do tório, por pertencer a série radioativa destes elementos.
Os poucos microgramas de astato sintéticos foram produzidos pelo bombardeamento do bismuto com partículas alfa de alta energia.

Fontes:

Wikipédia 2

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário