sexta-feira, 25 de abril de 2014

Plásticos


sem direitos autorais
Plásticos

Os plásticos são de longe o material mais fácil de ser encontrado, estão por diversas áreas por sua resistência e leveza, são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de grande maleabilidade, ou seja podem ter diversos formatos, facilmente transformado usando o aumento da temperatura e pressão.

O plásticos são feitos de petróleo, que é uma complexa mistura de hidrocarbonetos, e o plástico que se procura por suas propriedades é separado por destilação fracionada ou craqueamento.

História

Em 1909, o primeiro polímero sintético foi criado, por Leo Baekeland, esse polímero é a baquelite, é considerado o primeiro plástico, resultado da reação química entre o fenol e formaldeído. A baquelite ainda tem bastante uso ainda nos dias atuais, mais de 100 anos de após criada, é útil por ter alta dureza, resistência ao calor e à eletricidade.

Em 1930 foi a vez do novo plástico, a poliamida ou Nylon. Depois vieram o isopor, o poliestireno, o polietileno e o vinil. Desde então o plástico está conosco diariamente, em várias áreas de nossa vida.

sem direitos autorais
Existem duas classificações para o plástico:

Podem ser subdivido em termoplásticos e termofixos.

Termofixos são os que o endurecimento do plástico é irreversível, por consequência da reação química.

Termoplásticos são mais versáteis, com o aumento de temperatura podem ser fundidos e ser novamente moldados, é oposto ao termofixo.

Poluição

O plástico é um dos grandes poluidores do mundo, tanto no solo como nos oceanos, estima-se que nos oceanos tenha 580.000 peças flutuantes de plástico por quilômetro quadrado. E isso não é tanto problema, pois 70 % dos plásticos afunda, e contamina o fundo dos oceanos. Isso tem problemas consequentes como afetar a vida marinha, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário