sábado, 12 de abril de 2014

A teia de aranha



imagem livre de direitos autorais

A teia da aranha


Nesta postagem você irá conhecer mais sobre o mundo das aranhas e irá se familiarizar mais com elas, a teia da aranha já foi muito estudada, por suas propriedades incríveis, se compararmos um fio de teia e um fio de mesmo tamanho e espessura de aço, a resistência a tração da teia será maior, isso serve como exemplo. Será de fácil leitura e muito enriquecedor.



Teias de aranha existem há pelo menos 100 milhões de anos, conforme testemunhado em um achado raro de âmbar Cretáceo no Inferior de Sussex, no sul da Inglaterra. Insetos podem ficar preso em teias de aranha, fornecendo nutrição para a aranha.; no entanto, nem todas as aranhas constroem teias para capturar presas, e alguns não constroem teias em tudo. "Teia de aranha" é normalmente usado para se referir a uma rede que é, aparentemente, ainda em uso (ou seja, limpo), enquanto que "teia de aranha" refere-se abandonados (ou seja, empoeirados) webs. No entanto, "teia de aranha" é usado para descrever o emaranhado tridimensional teia de algumas aranhas da família Theridiidae.
 
Teia de aranha congelada
 

Produção de seda

Quando as aranhas se mudou da água para a terra no período Devoniano cedo, elas começaram a fazer seda para proteger seus corpos e seus ovos. As aranhas gradualmente começou a usar seda para fins de caça, primeiro como linhas de orientação e as linhas de sinal, em seguida, como terra ou de mantas mato e, eventualmente, como as teias aéreas que são familiares hoje.

Aranhas produzem seda de suas glândulas fiandeiras localizadas na ponta do seu abdômen. Cada glândula produz um fio com um propósito especial - por exemplo, uma linha de segurança, seda pegajosa para capturar presas ou seda bem para envolvê-lo. As aranhas usam diferentes tipos de glândulas que produzem diferentes sedas, e algumas aranhas são capazes de produzir até 8 sedas diferentes durante sua vida.

A maioria das aranhas têm três pares de fiandeiras, cada um com sua própria função - também há aranhas com apenas um par e outros com até quatro pares.

Teias permitem a uma aranha para capturar presas, sem ter que gastar energia. Assim, é um método eficiente de coleta de alimentos. No entanto, a construção da teia é, em si, um processo energeticamente dispendioso por causa da grande quantidade de proteína que é necessária, na forma de seda. Além disso, depois de um tempo a seda irá perder a sua rigidez e, assim, tornar-se ineficiente em capturar a presa. É comum que as aranhas comem o seu própria teia diariamente para recuperar parte da energia utilizada na fiação. As proteínas de seda, são dessa forma reciclados.

A resistência à tração da seda de uma aranha, é maior do que o mesmo peso de aço e tem muito mais elasticidade. Sua microestrutura está sob investigação por possíveis aplicações na indústria, incluindo coletes à prova de bala e tendões artificiais. Os pesquisadores usaram os mamíferos geneticamente modificados para produzir as proteínas necessárias para tornar este material .



Os vários tipos de teia de aranha

Existem alguns tipos de teias de aranha encontrados na natureza, e muitas aranhas são classificados pelas teias que tecem. Diferentes tipos de teias de aranha incluem:
-  Teias espirais esfera, principalmente associada com a família Araneidae, bem como Tetragnathidae e Uloboridae ;
-  Emaranhado teias ou teias de aranha, associados à família Theridiidae ;
- Teias funil, com associações dividido em primitivo e o moderno ;
- Tubulares teias, que funcionam até as bases das árvores ou ao longo do chão ;
- Folha de teias
Exemplo das teias funil


Vários tipos diferentes de seda podem ser utilizadas na construção da teia, incluindo uma "pegajosa" seda de captura e a "macia"  seda, de acordo com o tipo de aranha. Teias podem estar em um plano vertical (mais teias), um plano horizontal (teias de folhas), ou em qualquer ângulo entre elas. A hipótese é que estes tipos de teias aéreo co-evoluído com a evolução dos insetos alados. Como os insetos são presas principal aranhas, é provável que eles iriam impor fortes forças seletivos sobre o comportamento de forrageamento de aranhas.  Mais comumente encontrados nas famílias de aranhas, algumas teias terá partes soltas, emaranhados irregulares de seda acima deles. Estes obstáculos emaranhados servem para desorientar e derrubar insetos voadores, tornando-os mais vulneráveis ​​a ser preso na teia. Os obstáculos também podem ajudar a proteger a aranha de predadores, como aves e vespas.

Construção da teia

Durante o processo de fabricação de uma teia orbicular, a aranha vai usar seu próprio corpo como forma de medições.
Muitas teias de eliminam espaços entre os objetos que a aranha não podia atravessar rastejando. Isto é feito em primeiro lugar, a produção de um fio fino e adesivo é solto pela aranha e fica à deriva numa fraca brisa. Quando se adere a uma superfície na extremidade do fio fino, a aranha sente a mudança na vibração da teia. A aranha em como se fosse uma bobina, aperta a primeira vertente, então, cuidadosamente caminha e fortalece a linha da teia com um segundo fio. Este processo é repetido até que o fio é suficientemente forte para suportar o resto da teia.

Após o fortalecimento do primeiro segmento, a aranha continua a fazer uma compensação em forma de Y. Os três primeiros círculos da teia são agora construídos. Mais círculos são adicionados, certificando-se de que a distância entre cada radial é próximo e é pequeno o suficiente para atravessar. Isto significa que o número de radiais ou círculos numa teia depende diretamente o tamanho da aranha. É comum que uma teia tenha cerca de 20 vezes o tamanho da aranha que o construiu.

Depois que os círculos são completos, a aranha fortalece o centro da teia com cerca de cinco tópicos circulares. Faz uma espiral não-pegajosas, fios espaçados para habilitá-lo a se mover facilmente em torno de sua própria teia durante a construção, trabalhando de dentro, para fora. Então, a partir do lado de fora e que se deslocam para o interior, a aranha metodicamente substitui esta espiral com um mais espaçados feitos de fios adesivos. Ele usa as linhas radiais iniciais, bem como as espirais não pegajosos como linhas de guia. Os espaços entre cada espiral e no próximo são diretamente proporcionais à distância entre a ponta de suas patas traseiras para seus spinners. Esta é uma maneira que a aranha usa seu próprio corpo como um dispositivo de medição de espaçamento. Enquanto as espirais adesivas são formadas, as espirais não adesivas são removidos porque não há nenhuma necessidade de mais deles.


 
 


Usos

Algumas espécies de aranha não usam teias para capturar presas diretamente, em vez de atacar de ocultação (por exemplo, aranhas alçapão) ou executá-los em perseguição aberta (por exemplo, aranhas lobo). A aranha-casting net equilibra os dois métodos de funcionamento e fiação de teia em seus hábitos alimentares. Esta aranha tece uma pequena rede que atribui a suas patas dianteiras. Em seguida, ele se esconde na espera de uma presa em potencial e, quando tal presa chega, lunges frente para envolver sua vítima na rede, morder e paralisá-lo. Por isso, esta aranha gasta menos energia presa captura de um caçador primitivo, como a aranha lobo. Ele também evita a perda de energia de tecer um grande órbita de teia.

Algumas aranhas conseguem usar a técnica de sinalização-armadilha de uma teia sem tecer uma teia em tudo. Vários tipos de aranhas da água-moradia descansam os pés sobre a superfície da água, da mesma forma como um usuário do esfera de teia. Quando um inseto cai na água e é segurado pela tensão superficial da água, a aranha pode detectar as vibrações e correr para capturar a presa.

Pinturas em teias abandonadas,  começou durante o século 16, em um vale remoto dos Alpes tiroleses austríacos, foram criadas em tecidos compostos por camadas e acabou teias de aranha, esticada sobre papelão para fazer um tapete, e reforçada pela escovação com leite diluído em água. Um pequeno pincel foi então usada para aplicar aquarela às teias de aranha, ou ferramentas personalizadas para criar gravuras. Menos de uma centena de pinturas teia de aranha sobreviver hoje, a maioria dos quais são mantidos em coleções particulares.

Na medicina tradicional Europeia, teias são utilizados em feridas e cortes e parece ajudar a cicatrização e reduzir o sangramento. teias de aranha são ricos em vitamina K, que pode ser eficaz na coagulação do sangue. Teias foram utilizadas várias centenas de anos atrás, como compressas de gaze para parar a hemorragia de uma pessoa ferida.


Após a aranha tenha concluído a sua teia, ela mastiga as pontas iniciais de três centro espirais, em seguida, senta e espera. Se a teia é quebrada em danos estruturais durante a construção, a aranha não faz quaisquer tentativas iniciais para corrigir o problema.

A aranha, depois de fazer sua teia,  ela então espera  perto da teia. A aranha sente o impacto e a luta de um animal de rapina por vibrações transmitidos através da teia, o bater das asas causa vibrações nas teias. Uma aranha posicionada no meio da teia faz-se uma presa de grande visibilidade para os pássaros e outros predadores, mesmo sem decorações na teia;para reduzir este risco a aranha esconde-se na borda da teia com um pé em uma linha de sinal a partir da teia.

Aranhas não costumam aderir às suas próprias teias, porque eles são capazes de fazer os dois tipos pegajosas e não pegajosas de seda, e têm o cuidado de andar através de apenas partes não-pegajosas da teia. No entanto, eles não são imunes a sua própria cola. Alguns dos fios da teia são pegajosos, e outros não. Por exemplo, se uma aranha ficou
para esperar ao longo das bordas exteriores da sua teia, que pode fazer uma linha presa não pegajoso ou linha de sinal para o centro da teia para controlar o movimento da teia.



Propriedades adesivas

A viscosidade das teias de aranha é cortesia de gotas de cola suspensa por fios de seda. Esta cola é multifuncional - ou seja, seu comportamento depende da rapidez da vitima tocando na teia tentando retirar-se. Em altas velocidades, eles funcionam como um sólido elástico, semelhante a borracha; a velocidades mais baixas, eles simplesmente atuar como uma cola pegajosa. Isto lhes permite manter um controle sobre as partículas de alimentos em anexo.  A teia também é eletricamente condutora que faz com que os fios de seda para saltar para fora para prender a presa, como insetos voadores tendem ganhar uma carga estática que atrai a seda.


Teias de aranha em conjunto


Ocasionalmente, um grupo de aranhas pode construir teias em conjunto na mesma área. Uma dessas teias, relatou em 2007 no Lago Tawakoni Parque Estadual do Texas, medido 200 metros de diâmetro. Os entomologistas acreditam que pode ser o resultado de teia de aranha social, aranhas ou teias de aranhas de construção para espalhar-se a partir de uma outra. Não há consenso sobre o quão comum é essa ocorrência.


Influências externas


Certos medicamentos, incluindo cafeína, afetam a maneira como as aranhas constroem teias.
Administrando certas drogas para aranhas afeta a estrutura das teias que constroem.
Foi proposto por alguns que esta poderia ser utilizada como um método de documentação e medir a toxicidade de várias substâncias.

Experiência em baixa gravidade


Tem sido observado que estar em órbita da terra tem um efeito sobre a estrutura das teias de aranha no espaço.

Teias de aranha foram em órbita baixa da Terra, em 1973, a bordo do Skylab, envolvendo duas aranhas de jardim europeu fêmea (aranhas cruzadas) chamado Arabella e Anita, como parte de um experimento sobre a missão Skylab 3. O objetivo do experimento foi testar se as duas aranhas seria capaz de fazer teias no espaço, e, em caso afirmativo, se essas teias seria o mesmo que aqueles que as aranhas produzido na Terra. O experimento foi um projeto do estudante de Judy Milhas de Lexington, Massachusetts. 

Após o lançamento em 28 de julho de 1973, e entrando Skylab, as aranhas foram liberados pelo astronauta Owen Garriott em uma caixa que se assemelhava a uma moldura da janela.  As aranhas começou a construir seu teia enquanto uma câmera tirou fotos e examinou as aranhas  comportamento em um ambiente de gravidade zero. Ambas as aranhas levou muito tempo para se adaptar a sua existência sem peso. No entanto, depois de um dia, Arabella fiou a primeira teia na gaiola experimental, embora tenha sido inicialmente incompleta.


A teia foi concluída no dia seguinte. Os tripulantes foram levados para expandir o protocolo inicial. Eles alimentaram e hidrataram as aranhas, dando-lhes uma casa real.  A primeira teia foi removida no dia 13 de agosto, para permitir que a aranha construísse uma segunda teia. A aranha não conseguiu construir um nova teia. Quando deu mais água, ela construiu uma segunda teia. Desta vez, era mais elaborado do que o primeiro.
Ambas as aranhas morreram durante a missão, possivelmente a partir de desidratação.
 


Quando os cientistas tiveram a oportunidade de estudar as teias, eles descobriram que as teias espaciais eram mais finas do que teias Terra normais, e, apesar de os padrões da teia não foram totalmente diferentes, das variações vistas, e havia uma clara diferença nas características dos a teia. Além disso, enquanto as teias eram mais finas em geral, o espaço a teia teve variações de espessura em locais: alguns lugares foram um pouco mais fino, e outros um pouco mais grosso. Este foi invulgar, porque as redes terrestres foram observados para ter uma espessura uniforme.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário