terça-feira, 22 de abril de 2014

Neutrinos


Neutrinos

O neutrino é uma partícula subatômica neutra, sem carga elétrica, e tem massa extremamente leve, e supõem-se que ele é algumas centenas de vezes mais leve que o elétron, que por sua vez já é leve, é a partícula mais comum no universo, por ser pequeno e leve, atravessam a matéria.

Sua interação apenas se restringe a força gravitacional e a força fraca, e são interações são bem fracas.

A velocidade do neutrino é próxima à da luz , o neutrino está em grande quantidade no universo, ele está em nossa vida, porém atravessa-nos a todo momento, como agora, não é possível percebe-lo por não interagir com a matéria.

De onde eles vem?

Os neutrinos são provenientes do interior das estrelas local onde ocorre as reações nucleares e também são produzidos por grandes explosões estelares, as supernovas.

Os que atravessam o nosso planeta são oriundos da estrela mais próxima, o Sol. Mas podem vir de outras fontes como de reatores nucleares em usinas.

Como foram descobertos?

A radiação beta β por um tempo intrigou os cientistas, pois essa emissão parecia quebrar a lei de conservação de energia. Isso porque a emissão beta variava muito a energia emitida, não era previsível como a radiação alfa α e a gama ϒ. Alguma peça estava faltando para equilibrar a energia, os cientistas pensaram que essa variação ocorria por que parte da energia emitida era perdida antes de chegar as equipamentos detectores, ou cientista combateu essa perda energia alegando que o espectro continuo não era devido a nenhum outro fator, ele já saia do núcleo dessa forma. E Criou-se novamente o impasse.

Muitas respostas foram estudadas por essa variação de espectro da emissão beta.

Até que alguns cientistas chegaram a conclusão que essa energia que faltava nos experimentos era carregada por um outra partícula da qual eles não conheciam, e era emitida junto com a emissão beta, com esse modelo as leis da física continuavam sendo aplicáveis, e essa nova partícula foi chamada de neutrinos, nome diminuto de nêutrons, pois é uma partícula neutra.

Agora o que resta é ter uma comprovação experimental  da existência dos neutrinos em laboratório.  E o neutrino interage extremamente pouco conosco e nossos itens materiais – era difícil de ser detectado.

Para vencer essa limitação, foi usado uma fonte intensa de neutrinos através de um reator nuclear, isso aumentava grandemente as probabilidades. Até que em 1956 o objetivo foi concluído com um reator nuclear, nos Estados Unidos.

Um tanque de água com cloreto de cádmio foi usado, poucos dos neutrinos encontravam os prótons dos átomos, e com isso produzindo neutros e elétrons positivos, estes se transformam quando interagiam com os elétron em radiação gama ϒ. Os nêutrons produzidos reagiam-se com os núcleos do cádmio e emitia radiação gama ϒ. Então havia duas radiações gama ϒ acontecendo, porém eram de frequências diferentes. Estava provado.

Existe suposição dos neutrinos serem mais velozes que a luz, porém ainda não se teve resultados bem confiáveis.

sem direitos autorais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário