segunda-feira, 21 de abril de 2014

Aurora Polar


Aurora Polar


A aurora polar é um fenômeno natural causado pelo impacto de partículas na alta atmosfera, estas partículas são oriundas do vento solar e poeira espacial, atingem o campo magnético da terra, e ocorre estas emissões luminosas que podem ser observadas na terra, comumente encontradas em zonas polares do eixo magnético do planeta.

Sem direitos autorais
Clique para ver maior


O nome mais conhecido é Aurora Boreal, e foi o cientista italiano Galileu Galilei que apelidou. Aurora faz referência a uma deusa romana do amanhecer que tem esse nome, e Boreal vem do filho de Aurora na mitologia chamado de Bóreas, representante dos ventos nortes. O nome tem variações dependo do local, por exemplo, é chamado de aurora austral, em latitudes no hemisfério sul.
 
Uma luz com brilho difuso que parece ser uma enorme cortina estendida na paisagem, por vezes são arcos que mudam de posição e forma no céu constantemente. São raios paralelos alinhados com o as linhas do campo magnético. As cores podem variar dependendo de vários fatores.

Sem direitos autorais
 
As primeiras pesquisas que se tem conhecimento, sobre as auroras polares foram desenvolvidas pelo astrônomo Pierre Gassendi, que observou o fenômeno no sul da França, Galileu Galilei também investigou. Depois desses veio o navegador inglês James Cook que verificou o evento no Oceano índico, só que ele batizou como aurora austral. Com essas observações estava claro que esse fenômeno não era apenas em certas regiões. Olof Hiorter e Anders Celsius foram os primeiros a demonstrar evidências sobre o campo magnético e seu controle das auroras polares.

Sem direitos autorais
 
Esses raios são elétrons, prótons e partículas alfa, a luz é produzida quando eles colidem com átomos da atmosfera do planeta, sendo os átomos oxigênio e nitrogênio os mais comuns e mais abundantes na atmosfera. O evento ocorre em altitudes de 80 a 150km, esse fenômeno pode ser comparado a lâmpadas florescente, que quando emitem certas radiações excitam o material à base fosforo, que produz luz.

A Aurora polar não ocorre somente neste planeta, já foi observado esse fenômeno no planeta Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Na foto abaixo é uma aurora polar ocorrendo no Planeta Júpiter.

Sem direitos autorais
 
Esse fenômeno pode ser criado artificialmente a partir de reações nucleares, portanto o evento não está restringindo apenas à Natureza. Um exemplo de aurora artificial é a criada pelo teste nuclear estadunidense “Starfish Prime” no dia 9 de julho do ano de 1962, uma área do céu do Oceano Pacifico foi tomada por luminosidade da aurora artificial, veja a imagem abaixo.
 
sem direitos autorais
StarFish Prime
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário