terça-feira, 8 de abril de 2014

A Cidade Proibida


 



Crédito da imagem: imagetours.pt

A Cidade Proibida

A Cidade Proibida, nome hoje usado, foi um grande palácio imperial da China desde muito tempo atrás durante a Dinastia Ming até ao fim da próxima disnatia. Fica localizada no centro da antiga cidade de Pequim, acolhendo atualmente o Palácio Museu, porque é a própria construção é um museu. Durante quase cinco séculos serviu como residência do Imperador e do seu pessoal doméstico, sendo o centro cerimonial e político do governo chinês.

O título de Cidade Proibida surgiu pelo facto de somente o imperador, sua família e empregados especiais terem permissão para entrar no conjunto de prédios do palácio. Trata-se de uma cidade dentro de outra cidade. Sede de um governo burocrático que comandou o império mais populoso da Terra, é o maior palácio do planeta, cujos rumores sempre apontavam a existência de 9.999 divisões. Durante séculos, apenas a família do imperador, além dos oficiais e empregados mais graduados tinham permissão de entrar no local. Qualquer outra pessoa que ousasse atravessar seus portões sem a devida autorização, era sujeita a uma execução sumária e dolorosa.
Construído entre 1406 e 1420, o complexo consiste em 980 edifícios sobreviventes, com 8.707 secções de salas1 e cobre 720.000 metros quadrados. O complexo exemplifica a arquitetura palaciana tradicional chinesa, tendo exercido influências culturais e arquitetônicas desenvolvidas na Ásia Oriental e um pouco por todo o lado. A Cidade Proibida foi declarada Património Mundial da Humanidade em 1987, estando listado pela UNESCO como a maior coleção de antigas estruturas de madeira preservadas no mundo.

                                        crédito da imagem a Wikipédia

No século XX, a Cidade Proibida sofreu uma transformação extraordinária. O século começou com o fim de uma dinastia e a expulsão do último imperador, Puyi. A sua queda em 1912 marcou o fim de séculos de imperialismo e 500 anos da Cidade Proibida como capital do Império Chinês. O palácio foi aberto como museu em 1925, mas sofreu com a ofensiva japonesa em 1931, quando cerca de 19 mil caixas contendo artefatos foram retiradas da Cidade Proibida. Os objetos voltaram a Pequim após a Segunda Guerra Mundial, mas o palácio estava totalmente degradado. O trabalho de recuperação começou em 1950. Notáveis e inesperadas descobertas ainda estão sendo feitas à medida que técnicas antigas são combinadas com a tecnologia moderna para restaurar um dos palácios mais magníficos da Terra.



Descrição

 
crédito da imagem a Wikipédia communs
Legenda:
 A. Portão Meridiano
 B. Portão da Grandeza Divina
 C. Portão Glorioso Oeste
 D. Portão Glorioso Este
 E. Torres de canto
 F. Portão da Harmonia Suprema
 G. Galeria da Harmonia Suprema H. Galeria da Eminência Militar
 J. Galeria da Glória Literária
 K. Três Lugares Sul
 L. Palácio da Pureza Celeste
 M. Jardim Imperial
 N. Galeria do Culto Mental
 O. Palácio da Longevidade Tranquila


A Cidade Proibida é o maior complexo palaciano sobrevivente no mundo, cobrindo uma área de 723.633 m².É constituído por um retângulo com 961 metros de Norte a Sul e 753 metros de Este a Oeste. Consiste em 980 edifícios sobreviventes com 8.707 secções de salas.

A Cidade Proibida foi desenhada como o centro da antiga cidade muralhada de Pequim. Fica encerrada numa grande área muralhada chamada de "Cidade Imperial". A Cidade Imperial está, por suas vez, encerrada pela Cidade Interior; para Sul desta fica a Cidade Exterior.

A Cidade Proibida mantém importância no esquema cívico de Pequim. O eixo central Norte-Sul permanece como o eixo central da capital chinesa. Este eixo estende-se para Sul através do Portão Tiananmen até à Praça da Paz Celestial, o centro cerimonial da República Popular da China. Para Norte, o eixo estende-se através das Torres Gulou e Zhonglou (Sino e Tambor), em direcção ao portão Yongdingmen.



A Galeria da Harmonia Suprema
crédito para o autor da imagem: Saad Akhtar

O Palácio da Pureza Celeste
Ficheiro:Gugong.jpg
imagem de Wikipédia communs

A origem de alguns simbolos

O projeto da cidade proibida contou com detalhes meticulos inclusos em toda a cidade proibida, destanca-se os detalhes:

- A cor Amarelo, como a cor do Imperador. Desta forma, quase todos os telhados da Cidade Proibida ostentam telhas amarelas vidradas. Existem apenas duas excepções.



- As 10 estatuetas do telhado da Galeria da Harmonia Suprema.##As galerias principais dos pátios Exterior e Interior são, todas elas, distribuídas em grupos de três — a disposição do trigrama Qian, representando o Céu. As residências do Pátio Interior, por outro lado, estão organizadas em grupos de seis — a forma do trigrama Kun, representando a Terra.


Coleções


crédito da imagem à Wikipédia communs
Pintura equestre do Imperador Qianlong pintada por Giuseppe Castiglione.

Existe na cidade proibida muitos artefatos deixados, como pinturas, cerâmicas, peças em bronze, obras feitas em jade (veja a foto abaixo do repolho feito em jade) e outros. Os números de coleções deixadas são grandes só em pintura existe um acervo de 50.000.

Ficheiro:Jade cabbage closeup.jpg

crédito da imagem à Wikipédia communs
O Repolho de Jade, antigamente na Cidade Proibida e agora no Museu Palácio Nacional, Taipei.
 
 
 
Documentário que explora a Cidade Proibida
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário