sábado, 26 de abril de 2014

Gelo seco


Gelo Seco

Recebe este nome por sua característica de sublimação, é dióxido de carbono congelado, para congelar é necessário deixar essa molécula (CO2) em -78 °C. Ao ser aquecido na pressão atmosférica, passa diretamente para o estado físico sólido para o gás, ou seja não derrete, não passa pelo estado físico líquido, essa transformação tem-se o nome de sublimação.

sem direitos autorais
Sublimação do gelo CO2
 
Ao ser atingindo pelo ar atmosférico mais quente que o gás, forma-se uma nuvem branca que geralmente é usada em shows. Como possui uma temperatura muito baixa no estado sólido, e passa diretamente para o gasoso, o gelo-seco é usado também em refrigeração, pois não gera líquidos.

Depende da interação entre as molecular que é fraca e também de condições de temperatura e pressão, a água por exemplo pode ferver a temperatura ambiente, por exemplo a 25°C, (pontes de hidrogênio dificultam, é um exemplo de interação molecular) mas para isso ocorrer é necessário diminuir a pressão, a mesma coisa acontece se quiser que a água ferva à 120 °C, nesse caso deve-se aumentar a pressão sobre o líquido.

A estrutura molecular do dióxido de carbono, no estado sólido, representada:

Sem direitos autorais, Wikipédia communs
 
Obs.:
Se tocar em um gelo-seco sua pele se resfriara muito rapidamente, congelando, e isso causa danos semelhantes a uma queimadura, e danos irreparáveis. Portanto se tiver próximo a esse gelo seco, lembre-se de não pega-lo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário