domingo, 13 de abril de 2014

Sobre o avanço dos transportes




Sobre o avanço dos transportes

Quando falamos em tecnologia muitos lembram de smartphones, tablets ou computadores, de certo está correto a assimilação, mas a tecnologia está incluída em muitas coisas cotidianas, um veiculo por exemplo é um uma tecnologia, existem tantas partes que compõem um automóvel, diversos materiais utilizados, um grande avanço está no motor por exemplo.


Em tempos passados alguns animais serviam como meio de transporte, podendo ser exemplos os cavalos, camelos ou elefantes. Existia até mesmo mensageiros, pessoas destinadas a informar, cavalgavam pelas paisagens, em cima de seu cavalo, através de certas distâncias para dar notícias a outros reinos por exemplo. O tempo era relativamente grande como se espera, pois a velocidade não era tão satisfatória. Depois surgiu a necessidade de transporte de cargas, ao adaptar uma carroça em cavalos surgiu a charrete, esta também tinha baixa velocidade, algumas melhoras com certeza foram feitas com o passar do tempo, mas ainda era pouco.


Talvez as pessoas daquela época não imaginavam algum outro veículo terrestre, supondo que já existissem os barcos, caravelas ou embarcações, porém nosso amigo Karl Benz em 1886 inventou o primeiro móvel automático ou seja anda por si mesmo, isso já deve  ter causado um "tumulto" nas pessoas mais próximas do evento. Este veiculo dependeu do estudo de Sadi Carnot e outros sobre as máquinas térmicas, a chamada termodinâmica, leis foram expressas, o conhecimento da construção e manipulação dos recursos naturais como os minério de ferro, permitiu a construção de peças modeladas perfeitamente para servirem como um sistema, conhecendo as leis da natureza expressas em formatos matemáticos foi possível "visualizar" e encaixar as peças para funcionarem, tudo começa pela entrada de energia, sendo queimado madeiras, é liberado energia, essa energia pode ser usada para mudar o estado físico de um liquido e este liquido vaporiza-se transformando-se em gás, sendo gás, ele se expande e avança sobre o espaço, esse espaço pode ter pás de uma hélice, que por sua vez começa a girar, usando um eixo é possível transformar esse movimento e transmiti-lo através de engrenagens até chegar nas rodas do veiculo, as rodas são feitas para suportar perfeitamente o peso e ter aderência ao solo.

Com todas as incógnitas resolvidas e a utilização de diversos campos do conhecimento chegou se a um veículo muito mais rápido que os anteriores e mais forte para carregar cargas, com os anos, o motor á vapor foi substituído pelo de combustão. Todos devem saber que uma explosão tem uma força muito grande, pois bem, esta força foi usada dentro de um pistão para mover um êmbolo. Porém para isso a engenharia de materiais fez a sua parte para desenvolver peças mais resistentes as forças que estará propensa. A partir de um combustível por exemplo a gasolina, gera-se movimento, o combustível é transformado em vapor e chega a uma válvula onde é liberado para a câmara do pistão, lá recebe energia de ativação a partir de uma faísca, e explode, com a explosão o êmbolo é movido para baixo, ou êmbolo desce e o anterior sobe, através de um virabrequim, esse processo se repete rapidamente e temos o movimento circular em um ponta de eixo, o movimento é transmitido até as rodas e temos o veiculo se movendo.

Muita coisa mudou e melhorou atualmente falam-se em carros movidos à eletricidade, à hidrogênio ou de três cilindros, uma característica dos avanços está na eficiência, menor quantidade de combustível para quilômetros rodados.

Sustentabilidade

Os avanços é útil a sociedade porém os impactos gerados devem ser minimizados ou exterminados, ter um veiculo em movimento gera-se dióxido de carbono para a atmosfera e nos atrapalha em diversos aspectos, no ambiental e em nos mesmo, na saúde. Enquanto isso novas tecnologias e formas de geração de produtos mais eficientes e de bem com a natureza são desenvolvidos, a consciência despertou um pouco tarde, mas existe tempo para podermos mudar a situação.

Como os veículos são tão comuns em nossa vida por vezes esquecemos de sua tecnologia envolvida, ao invés disso lembramos de produtos mais novos como os da informática, não está errado, algumas coisas continuam como era, o que mais muda em um veiculo é seu designer, e outros itens de conforto, mas sua grande utilidade está em percorrer grandes distâncias em pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário